segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bernard (Atlético Mineiro)

Bookmark and Share


O Atlético Mineiro foi uma das sensações do recém-findado campeonato brasileiro. E há uma dupla que muito contribuiu para o sucesso do clube: Ronaldinho Gaúcho, claro está, e Bernard, virtuoso médio e melhor marcador da equipa. O principal destaque vai essencialmente para Ben10 que, com 20 anos apenas, para além de ser o artilheiro-mor do Galo, foi distinguido pela Confederação Brasileira de Futebol como a revelação do Brasileirão, sendo já uma das principais promessas do futebol canarinho.

Natural de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, Bernard ingressou nas fileiras do Atlético Mineiro em 2008 para jogar na equipa de juvenis. Nunca chegou a ser escolhido para as selecções jovens do Brasil, mas o seu desempenho nos escalões de formação dos mineiros fizeram os responsáveis do clube acreditar que poderia estar ali uma pérola por lapidar.


Nome: Bernard Anicio Caldeira Duarte
Nascimento: 08/09/1992 (20 anos)
Naturalidade: Belo Horizonte - Brasil
Altura: 168 cm
Peso: 63 kg
Posição: Médio Ofensivo / Extremo
Clube: Atlético Mineiro - Brasil
Percurso: Atlético Mineiro (desde 2008): empréstimo ao Democrata SL (2010-2011)
Nº Camisola: 11


De tal forma que em 2010 foi emprestado ao Democrata de Sete Lagoas. No clube da 2ª divisão do campeonato mineiro o jovem não desiludiu, ao causar impacto imediato e ao sagrar-se melhor marcador da prova com 14 golos em 16 jogos. Foi portanto com naturalidade que, no início de 2011, passou a estar às ordens de Dorival Júnior nos treinos da equipa principal do Atlético Mineiro.

Nos primeiros meses do ano evoluiu na equipa júnior e neste escalão conquistou alguns troféus. Com a chegada de Cuca ao clube, Bernard ganhou espaço na equipa principal e a partir do Verão começou a ser utilizado mais regularmente. Apesar da fraca campanha do Atlético (15º lugar), este médio dinâmico revelou-se como uma aposta certa e de qualidade.

Mas 2012 seria o ano da afirmação completa no panorama futebolístico brasileiro. Bernard mostrou ser um médio criativo com muita virtuosidade e garra. No 4-2-3-1 em que o Galo actuou esta época, Bernard jogou preferencialmente pela faixa esquerda, sendo um dos principais dinamizadores do ataque da equipa. Além da sua capacidade ofensiva, o jovem demonstrou uma enorme capacidade de sacrifício, sendo um dos primeiros a recuar quando a equipa estava sem bola.

Precisão no passe e alguma excentricidade, fruto da tenra idade e, quiçá, da sua rápida ascensão, são outras das caraterísticas que possui. Contabilizou, este ano, duas expulsões: uma na Copa do Brasil e outra no Brasileirão. Mas o que ficou na retina foram os seus 4 golos no Campeonato Mineiro no qual o seu clube se sagrou campeão, registando depois 11 golos e 12 assistências no Brasileirão, que contribuíram de forma decisiva para o 2º lugar dos mineiros na prova.

Nos últimos Jogos Olímpicos, esteve na calha para estar entre os eleitos de Mano Menezes para atacar o título, mas acabou fora da lista final. Contudo, a tão ansiada estreia pelo escrete ocorreu há poucos dias, em partida da segunda mão do Superclássico das Américas, frente á Argentina. O médio ofensivo entrou na 2ª parte e comemorou em campo a conquista do troféu frente ao rival das Pampas, após grandes penalidades.

Vídeo:


A cotação de Bernard na Europa está em alta e o seu nome está já a ser associado a alguns tubarões. O Atlético não nega a existência de propostas e o jogador já admitiu que esse é um cenário muito provável. Mas até agora ainda nenhum clube chegou-se à frente e teremos de esperar até Janeiro para confirmar se Bernard irá rumar para o Velho Continente ainda esta temporada.

Ricardo Abreu

1 comentários:

JPereira disse...

Que toque de bola fantástico, vou seguir com atenção!

3 de dezembro de 2012 às 13:29

Enviar um comentário