domingo, 18 de novembro de 2012

Marcos Rojo (Sporting CP)

Bookmark and Share


Eis o protagonista da maior novela de Verão do futebol português – edição 2012. A paixão entre Benfica e Marcos Rojo era antiga e tudo parecia bem encaminhado para que rumasse à Luz. No entanto, a intriga adensou-se com a entrada em cena de outros pretendentes. O desfecho, esse, não podia ser mais surpreendente. O Sporting mereceu a preferência do argentino e a saga da disputa de jogadores entre rivais conheceu mais um capítulo.

Uma das principais preocupações do Sporting foi o reforço do eixo defensivo e Rojo assumiu um papel preponderante neste aspecto. Olhando para as últimas épocas, talvez seja a aquisição para este sector com maior margem de progressão. O argentino não teve, portanto, grandes dificuldades em agarrar um lugar na equipa principal leonina, fazendo dupla com o experiente Boulahrouz, que pode ser uma mais-valia para a sua evolução, ou Xandão. Mas a época 2012/2013 tem sido um misto de sensações para a jovem promessa.


Nome: Faustino Marcos Alberto Rojo
Nascimento: 20/03/1990 (22 anos)
Naturalidade: La Plata (Argentina)
Altura: 185 cm
Peso: 85 kg
Posição: Defesa-Central/Esquerdo
Clube: Sporting CP
Percurso: Estudiantes (2000-2011), Spartak Moscovo (2011-2012), Sporting (desde 2012)
Nº Camisola: 15


Aos 22 anos, Marcos Rojo chegou a Alvalade depois de uma experiência menos positiva no Spartak de Moscovo, a sua primeira aventura europeia. Não conseguiu adaptar-se totalmente ao futebol russo e viu com bons olhos a mudança para Portugal. Antes disso, apenas conheceu um clube. Foi no Estudiantes de La Plata, emblema da sua terra natal, que fez a formação e ganhou alguma maturidade, cumprindo três temporadas na equipa principal.

Depois de um início desastroso na Liga Zon-Sagres e na Liga Europa, o afastamento da Taça de Portugal e uma chicotada psicológica, o ambiente no Sporting tornou-se bastante hostil. Mas apesar da má prestação da equipa, a defesa está longe de ser o principal problema. Os leões são uma das equipas menos batidas do campeonato e Rojo é um dos principais responsáveis pelo feito. Apesar da sua juventude, demonstra grande maturidade em campo e dá sinais de poder tornar-se o patrão do sector mais recuado.

Apesar de ser defesa-central de formação, esta jovem promessa é igualmente eficaz na lateral-esquerda. Curiosamente, nas recentes convocatórias da Argentina, é nesta última posição que tem actuado (factor que determinou o afastamento do seu companheiro de clube, Emiliano Insúa). Atleta completo e com garra, à boa maneira sul-americana, já demonstrou que joga bem em antecipação e não hesita em usar o seu poderio físico. Sabe ler o jogo e possui boa técnica, o que lhe permite incorporar-se mais facilmente no ataque e ajudar a equipa no processo ofensivo.

Vídeo:


Esta época poderá ser decisiva para a afirmação de Marcos Rojo no futebol europeu. O jogador precisa de ganhar mais confiança e experiência, mas tudo está dependente da conjuntura que se vive em Alvalade: Franky Vercauteren vai devolver a estabilidade aos leões? A equipa vai regressar aos lugares cimeiros do campeonato e seguir em frente na Liga Europa? O jovem tem bastante qualidade e parece ser um bom investimento, mas o sucesso do clube será sempre directamente proporcional ao seu.

Tiago Galhano

1 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de saber se mantém a mesma opinião sobre este jogador...
Pelo que tenho visto e confesso que não é muito, parece-me que o Rojo tem estado muito mal...
Faz muitas vezes um acompanhamento individual e sem sentido ao avançado colocando-se metros atrás da sua linha defensiva, abrindo buracos em zonas proximas da baliza. Em questões de posicionamente defensivo colectivo demonstra falhas muito graves. Parece-me também pouco agressivo nos lances aereos.
O Pedro Mendes da equipa B parece-me bem mais seguro que o Rojo...
Gosto muito do seu blog e agradeço-lhe desde já o bom trabalho efectuado...

os melhores cumprimentos

11 de dezembro de 2012 às 17:41

Enviar um comentário