quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Christian Atsu (FC Porto)

Bookmark and Share


Ao longo dos anos, o FC Porto tem contado nas suas fileiras com extremos de excelência. Paulo Futre, Sérgio Conceição, Drulovic, Capucho, Ricardo Quaresma, Hulk. Não faltam exemplos virtuosos para sustentar esta tendência. A recente aposta no jovem ganês Christian Atsu parece estar igualmente destinada ao sucesso.

Descoberto ainda na era André Villas-Boas, Christian Atsu é um produto da formação do FC Porto que tem vindo a catapultar-se para a montra europeia do futebol. O jovem extremo africano destacou-se e ganhou reconhecimento ao serviço dos juniores, contribuindo massivamente para a conquista do título nacional por parte desse escalão azul e branco na temporada 2010/2011.


Nome: Christian Twasam Atsu
Nascimento: 10-01-1992 (20 anos)
Naturalidade: Ada Foah - Gana
Altura: 172 cm
Peso: 68 kg
Posição: Extremo
Clube: FC Porto
Percurso: FC Porto (desde 2009): empréstimo ao Rio Ave (2011-12)
Nº Camisola: 27


Sem espaço na equipa principal dos dragões na época seguinte, a melhor solução encontrada, tanto para o clube, como para o próprio jogador, foi o empréstimo por uma temporada ao Rio Ave, formação do escalão principal do futebol português. No Estádio dos Arcos, sob a batuta de confiança de Carlos Brito, o atleta conseguiu criar rotinas de jogo para que pudesse singrar, mais tarde, na equipa sénior do FC Porto.

A excelente campanha realizada pelo Rio Ave, durante a qual marcou seis golos (quatro dos quais aos grandes Sporting, Benfica e FC Porto), contribuiu decisivamente para a manutenção da formação de Vila do Conde no escalão máximo do futebol português. As qualidades de Christian Atsu como atleta de alta competição não passaram despercebidas à equipa técnica do FC Porto, o que lhe valeu uma oportunidade na presente temporada, junto do plantel principal.

Estreou-se a titular logo diante da Académica, em jogo a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira, aproveitando a ausência de Hulk, que na altura se encontrava ao serviço da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos 2012, para cimentar o seu espaço no onze base. Desde então, tem sido regularmente opção para render as primeiras opções Varela e James Rodriguez, sendo quase sempre o primeiro suplente a ser lançado por Vitor Pereira.

Entretanto, as enormes capacidades que foi demonstrando valeram-lhe a chamada à seleção principal do Gana. O seu baptismo como internacional do país de Michael Essien foi coroado com uma soberba exibição e um golo. Desde então, tornou-se uma peça preponderante na manobra ofensiva dos africanos. Com a Taça das Nações Africanas já em Janeiro, na África do Sul, cresce a expectativa em torno da influência que poderá efectivamente assumir o talento portista nos Black Stars.

Vídeo:


Christian Atsu será, desde já, e aconteça o que acontecer, uma das revelações da Liga Zon-Sagres e da Europa futebolística. Todos esperam que este jovem talento continue a crescer como jogador e pessoa, de modo a que um dia possa fazer parte dos melhores jogadores do mundo. Para já, integra a lista de nomeados para vencer o Golden Boy, troféu que elege anualmente a maior jovem promessa europeia do futebol. Poderá ser o sucessor do alemão Mario Gotze? Talvez não pois a concorrência é muito forte, mas estar neste circulo restrito é sempre uma indicação clara de competência.

André Monteiro

1 comentários:

Anónimo disse...

Penso que mais um ano emprestado tinha-lhe feito ainda melhor, numa equipa que permitisse ser titular, e até imprescindível. Nãoé fácil agarrar a titularidade numa equipa tão forte como o FCP.

15 de novembro de 2012 às 17:08

Enviar um comentário