domingo, 22 de julho de 2012

Roberto Firmino (TSG 1899 Hoffenheim)

Bookmark and Share


De um jogo de futebol esperam-se belas jogadas, fintas maravilhosas e muitos golos. No campeonato alemão, há um talento brasileiro que exibe todas estas facetas do jogo com regularidade e tem tudo para tornar-se um dos grandes craques do futebol mundial nos próximos anos. Com apenas 20 anos, Roberto Firmino, médio ofensivo do Hoffenheim, é uma das coqueluches do emblema germânico e uma das principais promessas canarinhas tendo em vista o Mundial 2014.

Natural de Maceió, capital do Estado de Alagoa e terra reconhecida pelas suas praias, Roberto Firmino fez a sua formação no Clube de Regatas Brasil. Ingressou mais tarde no Figueirense por direito próprio, após ter realizado com sucesso os testes na sua nova equipa. Mais tarde, mostrou-se aos principais olheiros do país na edição de 2009 da Copa São Paulo de Futebol Júnior onde foi o melhor marcador do Figueirense e um dos destaques da competição.


Nome: Roberto Firmino Barbosa de Oliveira
Nascimento: 02/10/1991 (20 anos)
Naturalidade: Macéio (Alagoas) - Brasil
Altura: 180 cm
Peso: 76 kg
Posição: Médio-Ofensivo / Extremo
Clube: TSG 1899 Hoffenheim - Alemanha
Percurso: Clube de Regatas Brasil; Figueirense (2008-2011): empréstimo ao Tombense (2009); Hoffenheim (desde 2011)
Nº Camisola: 22


Os seus bons desempenhos levaram Firmino a ser promovido à equipa principal do Figueirense, que militava na Série B. A sua estreia entre os profissionais ocorreu precisamente em 2009, em partida frente ao Ponte Preta, onde Firmino entrou ao intervalo e deixou desde logo boa impressão. Acabou a época emprestada ao Tombense, modesta equipa da 2ª divisão do Campeonato Mineiro, de forma a ganhar rodagem para a nova temporada, em 2010, que seria de afirmação para o atleta.

E assim foi. O virtuosismo e a verticalidade que impõe no seu jogo, juntamente com uma excelente capacidade de finalização, ajudaram o Figueirense a subir de divisão nesse mesmo ano. Com 8 golos em 36 presenças, sendo muitos deles decisivos, Firmino foi considerado pelo Canal Brasileiro Sportv como a revelação da Série B. No fim da época, os seus bons desempenhos valeram-lhe a transferência para o Hoffenheim, da Alemanha, onde teve a oportunidade de jogar pela primeira vez na divisão principal de um campeonato profissional.

A estreia demorou quase dois meses e ocorreu a 26 de Fevereiro de 2011 frente ao Mainz. Ao início jogava apenas na qualidade de suplente utilizado, mas terminou o campeonato na condição de titular, fruto do seu talento inegável. Mas o início da época de 2011/12 foi o verdadeiro momento de explosão deste jogador, que apontou 4 golos entre a 4ª e a 6ª jornada da Bundesliga. Afirmou-se como um dos principais destaques do Hoffenheim ao apontar 7 golos em 30 jogos que totalizou no campeonato, contribuindo deste modo para o 11º lugar da sua formação.

Vídeo:


Médio ofensivo de invulgar qualidade técnica e internacional pelas seleções jovens brasileiras, Firmino destaca-se pela sua habilidade e excelente técnica individual. Ganhou maior consistência táctica no futebol alemão e consegue estar em constante movimento ao longo dos 90 minutos. Roberto Firmino é hoje um jogador mais maduro em comparação com o momento em que saiu do Brasil rumo ao velho continente. Actua como número 10 em virtude da sua criatividade mas é capaz de iniciar várias jogadas pelo flanco direito do campo. Entre esta e a próxima época é provável que dê o salto para um clube de maior dimensão, o que lhe poderá abrir as portas da selecção do Brasil, onde ainda não se estreou.

Ricardo Abreu

0 comentários:

Enviar um comentário