terça-feira, 24 de julho de 2012

Enzo Andía (CD Universidad Católica)

Bookmark and Share


Mesmo sendo uma selecção que costuma fazer boas campanhas nas provas internacionais, o Chile apresenta uma defesa algo deficitária, sacrificando muitas vezes alguns dos seus melhores médios, como Arturo Vidal e Gary Medel, de forma a equilibrar o sector mais recuado. Perante este facto, as selecções jovens começaram a adoptar uma política de renovação da defensiva, tendo já promovido à equipa principal um dos melhores centrais da cantera. Trata-se de Enzo Andía, um dos defesas mais promissores do futebol mundial e que será, ao que tudo indica, o sucessor de Pablo Contreras como patrão da defensiva chilena.

Andía sempre foi uma pessoa de estatura elevada, o que sugeria que pudesse vir a singrar num outro desporto como o basquetebol. Contudo, a sua paixão pelo futebol moveram-no para uma modalidade onde sempre demonstrou potencial, chegando à Universidad Católica (UC) com 16 anos, depois de ter impressionado os dirigentes do clube num torneio juvenil.


Nome: Enzo Pablo Andía Roco
Nascimento: 16/08/1992 (19 anos)
Naturalidade: Ovalle - Chile
Altura: 190 cm
Peso: 82 kg
Posição: Defesa-Central
Clube: CD Universidad Católica - Chile
Percurso: Universidad Católica (desde 2008)
Nº Camisola: 3


Capitão dos sub-17 do Chile no Campeonato Sul-Americano em 2009 e campeão pelos sub-18 da UC em 2010, Andía viria a ser recompensado com a integração no plantel principal do clube. A sua estreia no futebol profissional deu-se em Maio de 2011, num jogo frente à Unión Española, e ficou manchada por uma expulsão um tanto ou quanto injusta.

Apesar da estreia desastrosa, Andía continuou a merecer a confiança do técnico Juan Antonio Pizzi, correspondendo com boas exibições na Copa Libertadores de 2011, onde a UC foi eliminada nos quartos-de-final frente ao Peñarol. O seu primeiro golo a nível profissional foi apontado na segunda mão das meias-finais do Apertura 2011 (vitória por 1-0 frente à Unión La Calera) e carimbou a passagem da equipa à final, onde o jovem viria a realizar uma exibição monumental.

Andía é um defesa forte fisicamente (190 cm; 82 kg), insuperável no jogo aéreo e imperial nas dobras aos companheiros de equipa. Com um estilo de jogo muito parecido ao do alemão Mats Hummels, o jovem apresenta uma técnica invulgar para um defesa-central, sabendo sair a jogar como poucos no futebol mundial. Tem um sentido posicional muito bom e, apesar da sua robustez física, consegue desarmar os adversários com rapidez e agilidade na antecipação.

Vídeo:


As qualidades de Enzo Andía são por demais evidentes tanto a nível técnico como táctico. Ultimamente tem merecido a confiança do seleccionador Claudio Borghi que o tem integrado nas convocatórias para os amigáveis da selecção chilena. Apesar de ainda não ter sido associado a nenhum clube europeu, Enzo Andía é certamente um dos nomes em maior destaque nos rascunhos dos olheiros mais atentos, sendo apenas uma questão de tempo até dar o salto para o Velho Continente.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário