quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ander Herrera (Athletic Club Bilbau)

Bookmark and Share


A selecção espanhola está, invariavelmente, nas bocas do Mundo devido ao excelente estilo de jogo praticado por nuestros hermanos. Esta qualidade não é apenas reconhecida na equipa principal, pois as selecções jovens apresentam os mesmos princípios e ideias de jogo. Assim, o magnífico futebol praticado pela estrelas da selecção A parece ter o futuro assegurado, pois vários jovens reúnem características adequadas à matriz de jogo de La Roja. Um dos atletas mais promissores da nova geração é Ander Herrera, um médio que parece actuar com pés de veludo. O playmaker apresenta argumentos para ser um dos jogadores de futuro da selecção, de forma a que o conjunto orientado por Vicente del Bosque continue a somar títulos.

Ander Herrera nasceu no País Basco e iniciou a sua formação no modesto Amistad, mudando-se em 2001 para as camadas jovens do Saragoça. Na turma de Aragão, o médio foi sempre um dos destaques nas equipas jovens, perspetivando-se-lhe, desde logo, um futuro risonho. Assim, a promoção à equipa B na época 2008/2009 foi encarada com naturalidade, dado o enorme valor futebolístico do jovem.


Nome: Ander Herrera Aguera
Nascimento: 14/08/1989 (22 anos)
Naturalidade: Bilbau - Espanha
Altura: 182 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio Ofensivo
Clube: Athletic Club Bilbau - Espanha
Percurso: Amistad, Saragoça (2001-2011), Athletic Bilbau (desde 2011)
Nº Camisola: 21


Nessa mesma temporada, e fruto das boas actuações na equipa secundária, Herrera foi chamado para integrar o plantel principal do Saragoça. O jovem revelou uma notável qualidade de jogo, mostrando capacidade de passe e visão de jogo admiráveis para um jogador com a sua idade. O médio participaria no regresso da formação aragonesa à Liga Espanhola, contabilizando 18 presenças e tendo obtido 2 golos.

O seu papel na equipa ganhou relevo na La Liga, pois o jovem conseguiu fixar-se no onze e cotar-se como um dos melhores jogadores da equipa. Nas duas temporadas em que representou o Saragoça no principal escalão, Herrera foi decisivo para a manutenção do clube nesta prova e demonstrou potencial para actuar numa equipa com outros objectivos.

As boas impressões que deixou chamaram a atenção do Athletic, que não hesitou em desembolsar oito milhões de euros para assegurar a sua contratação no Verão de 2011. A transferência de Herrera seria mesmo a segunda mais cara de sempre do clube de Bilbau, confirmando as enormes esperanças depositadas pelos responsáveis bilbaínos no jovem. A sua qualidade de jogo assentou como uma luva no modelo de jogo preconizado por Marcelo Bielsa, que privilegia a circulação de bola e um futebol apoiado, tendo o jovem um contributo fundamental na estratégia do técnico argentino.

Vídeo:


Reconhecido pela classe que emprega em cada lance e por assumir a organização ofensiva da equipa, Herrera foi preponderante para a presença do Athletic nas finais da Taça do Rei e da Liga Europa. Após esta boa temporada de estreia na equipa basca, o médio foi convocado para representar o seu país nos Jogos Olímpicos, comprovando que é visto como um dos atletas que poderá seguir as pisadas de Xavi, Iniesta ou David Silva.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário