sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rúben Ferreira (CS Marítimo)

Bookmark and Share


Depois do muito criticado Evaldo, e das prestações aquém do esperado de Alonso e de Miguelito, o Marítimo encontrou no projecto da equipa B um defesa esquerdo à altura das suas ambições. Nos últimos anos, a equipa insular revelou-se deficitária nas laterais. Mas por estes dias, parece ter encontrado um equilíbrio na posição com a entrada na equipa de Rúben Ferreira.

Formado quase na totalidade no União da Madeira, onde foi evoluindo até 2007, saiu para a equipa júnior do Marítimo de modo a realizar a última etapa do seu crescimento como jogador. Na época seguinte, alternou entre os juniores e a equipa secundária da formação maritimista, deixando antever que teria de ser levado em consideração a curto/médio prazo. Sempre muito discreto, estabilizou e amadureceu o seu jogo enquanto aguardava uma oportunidade.


Nome: Rúben Rafael Sousa Ferreira
Nascimento: 17/02/1990 (21 anos)
Naturalidade: Funchal
Altura: 183 cm
Peso: 71 kg
Posição: Defesa Esquerdo
Clube: CS Marítimo
Percurso: União da Madeira, Marítimo (desde 2007)
Nº Camisola: 41


Na temporada 2010/2011, começou a integrar os trabalhos da equipa principal, porém, tapado por Alonso e Luciano Amaral, não chegou a realizar qualquer partida. Apesar de tudo, viria a ser chamado aos sub-21, onde se estreou em Maio frente à Alemanha. Rodou na equipa B e no início da recém-terminada época teve uma grande prova de confiança do técnico Pedro Martins, assumindo a titularidade no lado esquerdo da defesa.

Considerado um dos laterais esquerdos mais promissores do futebol português, confirmou todo o seu potencial e apenas pode lamentar a grave lesão que o afastou dos relvados durante cerca de dois meses, entre Dezembro e Fevereiro. Regressou gradualmente à equipa e atingiu de novo o nível de jogo que havia revelado na primeira metade da temporada. Nas últimas jornadas, à semelhança do resto da equipa, baixou de rendimento mas manteve-se firme no onze inicial.

Lateral franzino e muito ágil, Rúben oferece velocidade ao corredor canhoto da equipa e sabe escolher o tempo certo para definir as jogadas pelas alas. Competente a nível defensivo e assertivo no apoio ao ataque, não se sobressai em termos técnicos embora tenha evoluído no decorrer da época que agora findou. É um dos marcadores das bolas paradas, especialmente de média distância, em virtude da potência que consegue aplicar nos seus remates.

Muitos clubes em Portugal optam por adaptar jogadores a esta posição, devido à falta de opções credíveis para o lugar. Outros optam por contratar estrangeiros de qualidade duvidosa, deixando a formação de parte. O Marítimo adquiriu Rúben Ferreira na altura certa e já começou a tirar os primeiros dividendos desta aposta. Ao que tudo indica, o lateral continuará no plantel na próxima temporada mas será, caso continue a progredir, um dos próximos jogadores verde-rubros a dar o salto na carreira.

1 comentários:

JPereira disse...

Não conhecia, infelizmente não segui tanto os jogadores durante a liga.
Vou estar atento para confirmar esta análise

17 de junho de 2012 às 18:20

Enviar um comentário