domingo, 17 de junho de 2012

Luuk de Jong (FC Twente)

Bookmark and Share



Um dos principais aspectos que faz com que a Holanda seja constantemente apontada como uma das favoritas à conquista de um torneio de selecções é a sua força ofensiva. A Laranja Mecânica apresenta, indiscutivelmente, notáveis soluções ofensivas, contando com avançados de grande valia e potencial. Luuk de Jong é uma das esperanças para manter este poder de fogo revelado pela seleção holandesa nos últimos anos. No país das tulipas, o atacante é apontado como um dos rostos da nova geração de atletas, mostrando-se capaz de igualar o sucesso alcançado pelos magníficos Robben, Huntelaar ou Van Persie, as principais figuras do ataque holandês.

Filho de dois antigos jogadores de voleibol, de Jong nasceu na Suíça, numa altura em que os seus pais praticavam a modalidade neste país. No entanto, aos 4 anos mudou-se para a Holanda e começou a dar os primeiros pontapés na bola no DZC'68, uma equipa amadora dos Países Baixos. Juntamente com o seu irmão mais velho, Siem de Jong (actualmente no Ajax), ingressou no De Graafschap em 2001, mostrando dotes para alimentar o sonho de se tornar jogador de futebol.


Nome: Luuk de Jong
Nascimento: 27/08/1990 (21 anos)
Naturalidade: Aigle - Suíça
Altura: 188 cm
Peso: 80 kg
Posição: Avançado
Clube: FC Twente - Holanda
Percurso: DZC'68, De Graafschap (2001-2009), Twente (desde 2009)
Nº Camisola: 9


No entanto, a dupla iria ser desfeita depois de ambos terem recebido um convite do Ajax, ao qual Luuk deu uma resposta negativa. Desse modo, prosseguiu a sua carreira no De Graafschap, onde se estrearia na Eredivisie na temporada 2008/2009. Apesar de ter apenas 18 anos, o avançado contabilizou 19 partidas e 3 golos, um registo que foi insuficiente para evitar a despromoção.

Esta situação não foi, ainda assim, impeditiva de chamar a atenção de algumas equipas. O Twente não hesitou em garantir os serviços deste promissor atacante, que se sagrou campeão logo na sua primeira época na equipa de Enschede. Esta nova fase foi fundamental para o jovem se projectar a nível europeu, pois cimentou um lugar no onze e mostrou um magnífico faro pelo golo. Se na temporada 2009/2010 havia apontado 7 golos em todas as competições, em 2010/2011 aumentou o registo para um total de 20 tentos.

A temporada que terminou recentemente serviu para de Jong confirmar em pleno todo o seu potencial. O jovem foi o segundo melhor marcador do campeonato com 25 golos e revelou-se um fantástico matador, apesar de não ser um homem de área. Fazendo uso do seu bom cabeceamento e da óptima facilidade de remate, o holandês foi a referência do Twente, assumindo as despesas do ataque.

Vídeo:


O rendimento elevado que apresentou levou Bert van Marwijk a seleccioná-lo para o Euro 2012. A sua cotação tem crescido ultimamente, sendo, por esta altura, um jogador muito assediado por vários emblemas, com destaque para o Benfica, Liverpool, Tottenham e Borussia Dortmund. A sua veia goleadora é impressionante e, por isso, o jovem deverá sair do Twente neste defeso, tendo como destino um clube com uma dimensão mais condizente com a sua elevada qualidade.

2 comentários:

JPereira disse...

Mais outro, estou a ver q por aqui não se descansa!

A Holanda - enquanto selecção - não se pode queixar no q concerne a poder ofensivo. Logo na formação se começa com uma atitude ultra atacante, resultando em jogadores com elevado sentido de oportunidade.
Mais um holandês a ter em conta!

Já agora deixo um jogador com, a meu ver, uma grande margem de progressão: Ricardo Kishna. A observar.

17 de junho de 2012 às 18:18
Rumo ao Estrelato disse...

Muito obrigado JPereira! Vai para a lista, caso se justifique estará aqui brevemente!

Cumprimentos!

17 de junho de 2012 às 21:56

Enviar um comentário