terça-feira, 19 de junho de 2012

Ciro Immobile (Genoa FC)

Bookmark and Share


Depois de se tornar campeão da Serie B, com uns impressionantes 90 golos marcados em 42 jogos, o Pescara voltou a subir ao mais alto escalão do futebol italiano, dez anos depois. Este festival ofensivo deve-se sobretudo aos três artilheiros da equipa: ao experiente Marco Sansovini, ao jovem Lorenzo Insigne e, especialmente, a Ciro Immobile que fez uma época soberba. Cedido pela Juventus, Immobile tornou-se o melhor marcador da Serie B com 28 golos e, depois de algumas épocas sem se conseguir impor, encontrou no Pescara a hipótese de revelar todo o seu potencial, sendo entretanto contratado pelo Génova para a nova temporada.

O avançado italiano fez a sua formação no Sorrento, clube dos escalões secundários de Itália, até que em 2008 a Juventus o contratou para actuar na equipa sub-20. Em 2009, começou por mostrar os seus dotes, marcando 5 golos no prestigiado Torneo di Viareggio onde se revelaram, por exemplo, Giovanni Trapattoni (enquanto jogador), Giancarlo Antognoni, Francesco Totti, entre tantos outros. Um ano depois, viria a ser premiado como o melhor jogador do mesmo torneio que é considerado um dos mais importantes do futebol mundial no escalão júnior.


Nome: Ciro Immobile
Nascimento: 20/02/1990 (22 anos)
Naturalidade: Torre Annunziata - Itália
Altura: 185 cm
Peso: 78 kg
Posição: Avançado
Clube: Genoa FC - Itália
Percurso: Sorrento (2002-2008); Juventus (2008-2012): empréstimos a Siena (2010), Grosseto (2011) e Pescara (2011-2012); Genoa (desde 2012)
Nº Camisola: -


A 14 de Março de 2009, Immobile estreou-se na liga italiana frente ao Bolonha, substituindo o lendário Del Piero aos 89 minutos. Em Novembro do mesmo ano, estreou-se na Liga dos Campeões perante o Bordéus, ocupando novamente o lugar de Il Pinturicchio na frente de ataque. Tapado por jogadores como Trezeguet, Iaquinta, Del Piero, Amauri ou Giovinco, o jovem teve poucas oportunidades de se mostrar e nunca se conseguiu impor na equipa, efectuando apenas 40 minutos em jogos oficiais ao longo de duas temporadas com a camisola principal da Vecchia Signora.

Na temporada 2010/2011 foi cedido ao Siena e ao Grosseto, ambos do segundo escalão italiano, mas em nenhum deles conseguiu afirmar-se, ficando muito aquém das expectativas. Porém, um novo empréstimo em 2011/2012, desta vez ao Pescara, viria a revelar todos os seus dotes enquanto matador. Com quatro golos nas três jornadas inaugurais, Immobile ganhou a confiança que tanto lhe havia faltado nos anteriores clubes e nunca mais ninguém o parou. Terminou o campeonato com um impressionante registo de 28 golos e 7 assistências, sendo o principal responsável pela promoção do Pescara à Serie A.

Immobile é um avançado inteligente que se destaca pelo seu oportunismo e pela obsessão pela baliza adversária. Ao contrário do que o seu nome indica, é um jogador irrequieto, nada imóvel, daqueles que está constantemente à procura de espaços para, na hora de finalizar, revelar qualidade e objectividade de execução. Sabe acompanhar muito bem as jogadas e antecipar os movimentos dos seus colegas, demonstrando perspicácia na hora de atacar a bola dentro de área. Não é um jogador de grandes veleidades nem de segurar muito a bola, dando preferência ao remate (normalmente ao primeiro toque e colocado) sempre que encontra uma nesga para chutar.

Vídeo:


Alguns adeptos da Juve queriam o internacional sub-21 italiano no plantel em 2012/2013, contudo os dirigentes do clube de Turim atenderam a um pedido do Génova, em Janeiro, e venderam 50% do passe por 4 milhões de euros. No Estádio Luigi Ferraris, o jovem terá a sua verdadeira oportunidade de se mostrar ao mais alto nível. A concorrência na frente de ataque é forte, mas caso o jovem consiga atingir os níveis de confiança da última temporada, certamente será uma das boas surpresas da próxima Serie A.

0 comentários:

Enviar um comentário