sábado, 26 de maio de 2012

Victor Moses (Wigan Athletic FC)

Bookmark and Share


O Wigan Athletic é um crónico candidato à descida de divisão em todos os inícios de temporada. Os Latics têm, de facto, um dos orçamentos mais reduzidos da Premier League e o presidente Dave Whelan tem conseguido autênticos milagres, ao manter a sua equipa ao mais alto nível desde que subiu a partir do Championship na época de 2005/2006. A sua estreita relação com o treinador espanhol Roberto Martinez tem impressionado os adeptos. Esta cumplicidade teve o ponto alto no final da temporada transacta, quando o ex-técnico do Swansea City rejeitou uma proposta do Aston Villa, clube com mais dinheiro e ambições, em prol do projecto que tinha em mãos.

Mas o clube do norte de Inglaterra não tem lutado apenas pela sobrevivência. Durante estes anos de maior visibilidade, o Wigan também lançou excelentes valores do futebol britânico. O médio Lee Cattermole, agora no Sunderland, Charles N'Zogbia, francês contratado pelo Aston Villa, e Antonio Valencia, do Man. Utd, foram as figuras de proa e provaram ser peças importantes nos plantéis que integraram. O jovem nigeriano Victor Moses poderá ser o próximo atleta a abraçar voos mais altos. É amplamente considerado uma das maiores promessas da Premier League e esta temporada provou ter qualidade. Veloz, imprevisível, uma força da natureza, com remate fácil e razoável a jogar de cabeça. Pode actuar em todas as posições do ataque, facilitando a tarefa de qualquer treinador. Uma promessa com um futuro que se espera radiante.


Nome: Victor Moses
Nascimento: 12/12/1990 (21 anos)
Naturalidade: Kaduna - Nigéria
Altura: 178 cm
Peso: 73 kg
Posição: Extremo
Clube: Wigan Athletic - Inglaterra
Percurso: Crystal Palace (2004-2010), Wigan (desde 2010)
Nº Camisola: 11


Victor Moses nasceu e viveu a sua infância na Nigéria, sendo que chegou a Inglaterra com 11 anos de idade. Desde cedo que mostrou grande habilidade para jogar futebol, pelo que impressionou os olheiros do Crystal Palace, clube dos arredores de Londres, que de imediato tratou de preparar uma proposta de integração na academia de Selhurst Park ao talento precoce. No escalão de sub-14 do emblema do Championship, Moses quebrou todos os recordes, ao marcar 50 golos numa só temporada, bem ao estilo de Lionel Messi.

Assim, em Novembro de 2007, o jovem talento estreou-se em jogos oficiais na segunda divisão inglesa pela equipa principal do Crystal Palace, apontando três golos até ao final dessa temporada. Como prémio, recebeu uma renovação contratual que o unia aos Eagles até 2012, mas não conseguiu engrenar de imediato, tendo acusado a pressão do papel de extrema relevância que lhe foi atribuído ainda com 17 anos.

No entanto, o melhor estava para chegar e, na temporada de 2009/2010, uma sequência de cinco golos em oito partidas despertou o interesse do Wigan Athletic, que no mercado de Inverno o trouxe para o DW Stadium, por cerca de três milhões de euros. O primeiro golo pelo seu novo clube foi apontado no princípio de Maio, num compromisso diante do Hull City. A próxima temporada, que se esperava de afirmação, foi marcada por duas lesões, que o impediram de lutar por um lugar na equipa principal, onde o colombiano Hugo Rodallega era a estrela de proa.

Esta época, com a partida de Charles N'Zogbia para o Aston Villa, Moses tornou-se um titular regular e uma das figuras da equipa. Os analistas do campeonato inglês ficaram impressionados com a pré-temporada do jovem talento, apontando-o como um dos valores a ter em conta em 2011/2012. A primeira parte do ano foi complicada, com o Wigan a perder muitos desafios e a chegar a Dezembro como lanterna vermelha da Premier League e principal candidato à descida. Mas a segunda volta foi mais positiva e Moses assumiu-se como um dos obreiros da reviravolta, que culminou com pontos conquistados ao Manchester United, Arsenal e Chelsea.

A nível internacional, Victor Moses realizou toda a sua formação pela seleção inglesa, mas na hora de optar pela equipa a representar como sénior, o jogador escolheu o seu país natal, a Nigéria. O seu primeiro jogo com a camisola da nação mais populosa de África aconteceu em Fevereiro de 2012, num amigável frente ao Ruanda.


Vídeo:


A ponta final do Wigan surpreendeu tudo e todos, com a equipa a descolar da última posição para terminar no 15º posto, com 43 pontos. Victor Moses foi um dos indiscutíveis responsáveis pela surpreendente recuperação dos Latics. As suas arrancadas, que deixam qualquer defesa para trás, e o seu remate forte e fácil com os dois pés ficaram certamente na retina de muitos managers do campeonato inglês. Com o treinador Roberto Martinez a ser sondado pelo Liverpool, quem sabe se o futuro de Victor Moses não passará pelo mítico estádio de Anfield Road...

0 comentários:

Enviar um comentário