segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ryan Bertrand (Chelsea FC)

Bookmark and Share


Aconteça o que acontecer esta temporada, uma coisa é certa no plantel do Chelsea: vai haver uma reestruturação profunda. O patrão dos blues Roman Abramovich já deu a entender que pretende desfazer-se dos atletas que estão há mais tempo no clube, nomeadamente aqueles que constituem os resquícios do tempo de José Mourinho. Ashley Cole é um deles. Depois de ser contratado ao Arsenal em 2006, o internacional inglês, aos 31 anos, deverá estar no fim da linha no emblema londrino, sendo que a sua sucessão terá quer ser garantida. A partir de fora, ou mesmo de dentro.

Ryan Bertrand, jovem lateral esquerdo de 22 anos, tem ganho algum protagonismo na equipa com a normal baixa de rendimento de Ashley Cole. O habitual titular já não aguenta uma época inteira ao mais alto nível e Di Matteo tem-se preocupado em dar mais minutos ao jovem inglês, que nunca desapontou com as oportunidades que lhe têm sido dadas. Muitos são os nomes apontados para o lado esquerdo da defesa londrina na próxima temporada. Um deles é Álvaro Pereira, atleta do FC Porto. Seja como for, agarrando a titularidade ou não, Bertrand será com certeza uma peça muito útil no Chelsea dos próximos tempos.


Nome: Ryan Dominic Bertrand
Nascimento: 05-08-1989 (22 anos)
Naturalidade: Londres - Inglaterra
Altura: 179 cm
Peso: 85 kg
Posição: Defesa-Esquerdo
Clube: Chelsea FC - Inglaterra
Percurso: Gillingham (até 2005); Chelsea (desde 2005): empréstimos ao Bournemouth (2006-07), Oldham Athletic (2007-08), Norwich City (2008-09), Reading (2009-10), Nottingham Forest (2010-11)
Nº Camisola: 34


Apesar de ser natural da zona metropolitana de Londres, Ryan Bertrand iniciou a sua carreira no Gillingham, um pequeno clube do sul de Inglaterra, mas cedo captou a atenção de emblemas de maior dimensão. Assim, em 2006, quando Mourinho ainda era o treinador dos blues, a jovem promessa rumou a Stamford Bridge por cerca de 150 mil euros. A partir desse momento, muitos empréstimos e cedências, umas mais felizes do que as outras.

Primeiro ao Bournemouth, onde pouco foi utilizado devido à sua tenra idade. Depois ao Oldham Athletic, por quem disputou 21 partidas a bom nível. No Norwich City conseguiu evoluir e foi titularíssimo durante época e meia. No ano que se seguiu vestiu a camisola do Reading, ajudando a equipa na missão da subida à Premier League, que na altura fracassou. Foi também aqui que apontou o seu primeiro golo profissional, frente ao Derby County, a 10 de Março de 2010. Na época passada alinhou no Nottingham Forest, participando em 19 compromissos.

Esta temporada, com André Villas-Boas no comando, Ryan Bertrand foi desde cedo constituído como o suplente natural de Ashley Cole, alinhando sempre que o internacional inglês esteve lesionado, ou quando a carga de partidas se tornava mais pesada. Como momentos altos, a partida frente ao Wigan no dia 7 de Abril e diante do Arsenal, no dia 21 de Abril. Em ambos os casos impressionou e foi nomeado o homem da partida.

No cenário internacional, Ryan Bertrand foi um titular indiscutível na selecção de sub-21, sendo chamado com regularidade por Stuart Pearce até deixar de ter idade para poder ser convocado. A chamada à equipa principal ainda não aconteceu, mas o normal é que um atleta que faça todos os escalões (Bertrand é internacional desde os sub-17), seja, mais tarde ou mais cedo, convocado para os AA.


Vídeo:


Ryan Bertrand é um bom lateral. Rápido e competente a defender e atacar. O exemplo de Ashley Cole parece ter-lhe incutido muitas características dele próprio, sendo que Bertrand talvez não tenha tanta projecção ofensiva, mas seja mais seguro a parar as investidas dos extremos contrários. Além de poder ser uma solução a longo prazo para a selecção inglesa, numa posição onde não abundam pretendentes, Ryan Bertrand poderá constituir uma sucessão low cost de Cole. Tudo dependerá de Abramovich e do treinador Di Matteo. Por vezes o dinheiro, ou a abundância dele, colocam na sombra muitas jovens promessas, pondo o seu futuro e evolução em causa. Esperemos que não seja isto que aconteça com Ryan Bertrand. Para bem de todos nós.

0 comentários:

Enviar um comentário