segunda-feira, 5 de março de 2012

Ryo Miyaichi (Arsenal FC / Bolton Wanderers)

Bookmark and Share

O Bolton Wanderers e o seu treinador Owen Coyle parecem destinados a funcionar como um trampolim para as jovens promessas de vários clubes. Tudo começou com Jack Wilshere, cedido há duas temporadas pelo Arsenal, que viria a tornar-se no jogador que todos agora conhecem. O mesmo se passou com Sturridge, que depois de tapado no Chelsea de Ancelotti, foi emprestado na segunda metade da última temporada ao emblema das redondezas de Manchester. O saldo foi muito positivo: 8 golos em 12 jogos e direito a integrar a equipa principal dos blues este ano, onde tem sido um dos atletas mais preponderantes. Por fim, o espano-brasileiro Rodrigo, também emprestado na época passada pelo Benfica, e que, apesar das oportunidades não terem sido muitas, evoluiu bastante, saindo do Bolton um jogador completamente diferente. Os encarnados que o digam!

Com o japonês Ryo Miyaichi poderá acontecer exactamente o mesmo. Sem espaço no xadrez de Arsène Wenger, a jovem promessa tem agora a oportunidade de se afirmar num Bolton que tudo fará para escapar à descida. Owen Coyle já mostrou que conta com ele, apostando na sua irreverência e vontade de mostrar serviço no último jogo com o Chelsea, em Stamford Bridge. Veremos se a sua rapidez de processos e facilidade em criar espaços virá ao de cima no que resta da Premier League.


Nome: Ryo Miyaichi
Nascimento: 14-12-1992 (19 anos)
Naturalidade: Okazaki - Japão
Altura: 183 cm
Peso: 71 kg
Posição: Extremo Direito/Esquerdo
Clube: Bolton Wanderers (empréstimo do Arsenal) - Inglaterra
Percurso: Sylphid FC (2001-2007); Chūkyōdai Chūkyō High School (2008-2010); Arsenal (desde 2011): empréstimos ao Feyenoord (2011) e ao Bolton (2012) Wanderers
Nº Camisola: 30


Ryo Miyaichi foi um produto da formação escolar do Japão, que há semelhança dos EUA, se apoia bastante no desporto trabalhado desde a base. Depois de um percurso louvável como rookie, Miyaichi começou a chamar a atenção dos grandes europeus em 2010, quando conseguiu convencer os responsáveis dos gunners, depois de um período de experiência na capital inglesa. Assim, em Janeiro de 2011, o jovem prodígio japonês assinou o seu primeiro contrato profissional por um dos clubes com mais fama e proveito na formação de talentos. Wenger não poderia ser mais elogioso. «Estamos deliciados por Miyaichi se ter juntado a nós. Ele teve à experiência connosco durante o Verão e a sua habilidade atraiu muitos clubes de todo o mundo», referiu.

A sua estadia no Emirates Stadium não foi muito longa, sendo de imediato cedido aos holandeses do Feyenoord. Num campeonato onde o primordial objectivo são os golos, o jovem jogador teve oportunidade para afinar a sua técnica, impressionando os adeptos da Eredivisie com excelentes exibições. Com três golos em doze jogos, Miyaichi foi apelidado de «Japanese Messi» e «Ryodinho», por comparação a Ronaldinho.

Esta temporada, Ryo Miyaichi iniciou os trabalhos com o plantel sénior, sendo até inscrito na Liga dos Campeões, mas as oportunidades voltaram a ser escassas. Mesmo assim foi impressionando em alguns jogos das reservas, revelando-se extremamente veloz e um quebra-cabeças para alguns defesas ingleses mais duros de rins. Na selecção nipónica, a jovem promessa revelou-se um grande talento em todos os escalões, sendo chamado pela primeira vez aos AA, em Fevereiro último, para a partida de qualificação para o Mundial, diante do Uzbequistão.


Vídeo:

No Bolton Wanderers, o extremo japonês poderá dar finalmente o salto para a equipa principal do Arsenal, recheada de juventude. Owen Coyle já referiu que o admira bastante, estando disposto a dar-lhe todas as oportunidades de que necessite. O primeiro golo pelo novo emblema foi marcado num jogo da Taça de Inglaterra com o Millwall (2-0). Na semana passada, contra o Chelsea de André Villas-Boas, Miyaichi foi dos mais irreverentes, conseguindo colocar Ivanovic e Ashley Cole em sentido, por mais do que uma vez. O futuro a ele pertence!

0 comentários:

Enviar um comentário