quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sone Aluko (Rangers FC)

Bookmark and Share

O campeonato escocês é um pouco desconsiderado pelos amantes do futebol por ser uma prova pouco competitiva dado que os rivais de Glasgow (Celtic e Rangers) têm invariavelmente poucas dificuldades para derrotar as restantes equipas. Para além desta falta de equilíbrio e da luta pelo título se resumir a estas duas formações, o futebol escocês é igualmente caracterizado por não oferecer grandes espectáculos do ponto de vista técnico pois o jogo é bastante directo, prevalecendo os duelos físicos.

Contudo, existem alguns jogadores que tentam combater este tipo de futebol menos atractivo e dar assim à sua equipa um cariz mais técnico, mostrando que a bola pode ser jogada junto à relva. Um desses exemplos é o nigeriano Sone Aluko, um atleta que merece atenção, pois evidencia potencial para se transferir para um campeonato mais reputado.


Nome: Omatsone Aluko
Nascimento: 19/02/1989 (22 anos)
Naturalidade: Londres - Inglaterra
Altura: 173 cm
Peso: 62 kg
Posição: Extremo
Clube: Rangers FC - Escócia
Percurso: Birmingham (1997-2006): empréstimo ao Aberdeen (2007/2008); Aberdeen (2008-2011): empréstimo ao Blackpool (2008); Rangers (desde 2011)
Nº Camisola: 19


Natural da cidade de Londres, Aluko formou-se no Birmingham City, clube onde ingressou com apenas oito anos de idade. Aí se manteve até ao final do seu percurso de formação, sendo por esta altura chamado para representar as selecções jovens inglesas.

A sua primeira experiência a nível profissional aconteceu, ainda assim, no campeonato escocês, onde representou o Aberdeen por empréstimo na época 2007/2008. Já na temporada seguinte, Aluko seria inicialmente cedido ao Blackpool mas no último dia de transferências conseguiu desvincular-se do Birmingham e assinar de forma definitiva pelo Aberdeen.

Na formação escocesa, o jovem foi sempre um dos indiscutíveis da equipa, cotando-se como um dos elementos com maior futuro no campeonato. No entanto, o contrato com o Aberdeen terminou em Junho de 2011 e Aluko não chegou a acordo para renovar, ficando um jogador livre de qualquer compromisso.

Desejoso de se afirmar na alta roda do futebol europeu, o jovem prestou provas na Juventus e no Rangers, acabando por se manter a jogar no campeonato escocês, agora ao serviço dos protestantes. Apesar de ter chegado com a época já em decurso, Aluko assumiu-se imediatamente como peça importante no conjunto de Glasgow, revelando-se um jogador com um fantástico pé esquerdo e com uma grande capacidade técnica que lhe permite ser um bom executante dos lances de bola parada.


Vídeo:

Face à saída do goleador Nikica Jelavic para o Everton, o jovem irá ganhar ainda maior preponderância, ficando com a responsabilidade de alimentar o jogo ofensivo do Rangers. Podendo actuar em qualquer uma das faixas ou no apoio ao ponta-de-lança, Aluko é uma das principais esperanças dos protestantes para a conquista do título, sendo ainda visto como um jogador fulcral para "reerguer" a selecção nigeriana, após ter obtido dupla nacionalidade (devido à origem da sua família) e ter optado por representar a selecção africana.

0 comentários:

Enviar um comentário