domingo, 1 de janeiro de 2012

Luciano Narsingh (SC Heerenveen)

Bookmark and Share

Apesar de estar ainda a léguas dos principais campeonatos europeus, a Eredivisie é sempre uma liga que representa muito bem aquilo que é a essência do futebol, ou seja, golos, golos e mais golos. É também um campeonato recheado de jovens promessas que demonstra o excelente trabalho de scouting que há no país. É, portanto, natural que ano após ano vários nomes saltem para a ribalta do futebol holandês, pois não há qualquer receio por parte dos clubes em lançar jogadores jovens, o que acaba por dar frutos. Dedicarei então este post a uma das boas revelações da temporada passada que promete dar ainda muito que falar.

Luciano Narsingh é mais um jovem formado nas conceituadas escolas do Ajax, mas que sentiu necessidade de mudar de clube para poder ter uma oportunidade nos seniores. Assim, decidiu mudar-se para o Heerenveen onde viria a estrear-se no futebol profissional com apenas 18 anos.


Nome: Luciano Narsingh
Nascimento: 13/09/1990 (21 anos)
Naturalidade: Amesterdão - Holanda
Altura: 178 cm
Peso: 69 kg
Posição: Extremo-Direito
Clube: SC Heerenveen - Holanda
Percurso: Ajax, Heerenveen (desde 2008)
Nº Camisola: 24


As épocas 2008/2009 e 2009/2010 foram apenas um sinal de confiança para o jovem, pois jogaria pouquíssimos minutos. Contudo, com a chegada de Ron Jans ao comando técnico no início da época passada, Narsingh passou a ter mais oportunidades, aproveitando-as muito bem e tornando-se, inclusive, num jogador importante para o clube – no final da época contabilizava 24 jogos, 5 golos e 9 assistências para o campeonato.

Se na temporada passada Narsingh foi uma revelação, na actual tem sido a confirmação. Isto porque a época vai ainda a meio e o jovem holandês superou já o registo do ano passado (leva já 5 golos e 12 assistências). É o jogador que tem mais assistências para golo na Eredivisie e juntamente com Bas Dost (melhor marcador da prova e, também ele, uma grande promessa), fabricaram mais de 50% do total de golos do Heerenveen na presente época.

Narsingh é um extremo que alinha preferencialmente pelo flanco direito. É bastante rápido e explosivo, conseguindo penetrar com alguma facilidade por entre as defesas contrárias. Tem tendência a jogar muito colado à linha, onde demonstra uma boa agilidade e técnica apurada, e é um especialista a tirar cruzamentos. Desmarca-se muito bem e, quando em velocidade, é bastante difícil de travar.


Vídeo:

Com várias passagens pelas selecções jovens da Holanda, Narsingh representa actualmente os sub-21 onde é um habitual titular. Terá ainda de crescer e trabalhar bastante para poder chegar à selecção principal, mas a continuar assim é de esperar que Bert van Marwijk lhe dê pelo menos a oportunidade de se estrear nas convocatórias da Laranja Mecânica.

Pedro Nogueira

2 comentários:

ANDRÉ.P disse...

é realmente um jogador muito bom! não dura lá muito mais tempo!

3 de janeiro de 2012 às 02:10
DaCosta disse...

Boas será possivel adicionar o eu blog ao vosso blogroll?

http://leaorei.blogspot.com

5 de janeiro de 2012 às 19:00

Enviar um comentário