terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sime Vrsaljko (NK Dinamo Zagreb)

Bookmark and Share

O Dinamo Zagreb é a grande potência do futebol croata. Desde que largou a etiqueta de Croácia Zagreb em 2000, o clube da capital venceu o campeonato por oito vezes, sendo o campeão em título desde 2005/2006. Este sucesso deve-se, e muito, à sua escola de formação que tem vindo a fornecer inúmeros talentos à equipa principal bem como às selecções do país. De entre vários jovens que merecem referência (Milan Badelj já aqui foi referenciado), o principal destaque vai para Sime Vrsaljko, um defesa-lateral de apenas 19 anos, mas que é já internacional A pela Croácia.

Vrsaljko iniciou a sua formação no modesto NK Zadar, clube da sua cidade natal, sendo pouco depois resgatado pelo Dinamo Zagreb. Após uma evolução meteórica na cantera do clube, os responsáveis do Dinamo decidiram subi-lo a sénior na época 2009/2010, quando tinha ainda idade de júnior. Numa primeira fase o jovem foi cedido ao Lokomotiva Zagreb, mas voltaria em Janeiro depois de ter deixado boas indicações.


Nome: Sime Vrsaljko
Nascimento: 10/01/1992 (19 anos)
Naturalidade: Zadar - Croácia
Altura: 183 cm
Peso: 75 kg
Posição: Lateral-Direito
Clube: NK Dinamo Zagreb - Croácia
Percurso: Zadar, Dinamo Zagreb (desde 2004): emprestado ao Lokomotiva Zagreb (2009/2010)
Nº Camisola: 14


Regressado ao Dinamo Zagreb, depressa conquistou a titularidade na equipa, adaptando-se facilmente às diversas posições em que ia sendo testado. Sendo um lateral-direito de origem, mostrou-se capaz de fazer com a mesma categoria não só o lado esquerdo da defesa como também posições mais avançadas, tanto a médio-ala como a médio interior.

Peça basilar da equipa desde então, Vrsaljko denota já uma grande maturidade para a sua idade. É que para além de ser presença assídua nas convocatórias das selecções juvenis, o jovem conta com algumas internacionalizações A, tendo também participado na grande montra da Liga dos Campeões deste ano.

Para além de experiente e versátil, Sime Vrsaljko é um jogador combativo de grande entrega e dedicação. Tem uma velocidade e resistência invejáveis (é incrível a quantidade de vezes que sobe no terreno sem nunca apresentar sinais de desgaste físico), apresenta bons timings de subida, sendo também bom a tirar cruzamentos e a disparar de meia distância. A nível defensivo é um jogador consistente e difícil de ultrapassar, pois tem uma boa aceleração e uma enorme garra que torna complicada a tarefa dos adversários.


Vídeo:

Com a reabertura do mercado aí à porta, Vrsaljko tem sido assediado por vários clubes de renome e a sua saída num futuro próximo parece inevitável. As propostas mais aliciantes parecem surgir de Inglaterra, nomeadamente do Arsenal e do Manchester City, podendo repetir-se os episódios das transferências de Corluka, Eduardo da Silva e Modric que saltaram directamente do Dinamo Zagreb para a Premier League.

Pedro Nogueira

1 comentários:

Espírito Leonino disse...

Queria saber se podiam por o meu site na vossa lista, eu farei o mesmo.

O meu site é: http://www.espiritoleonino.blogspot.com/

Aguardo resposta no meu blog

Bom Ano

1 de janeiro de 2012 às 13:56

Enviar um comentário