quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jordi Alba (Valencia CF)

Bookmark and Share


A selecção espanhola é, unanimemente, considerada uma das melhores (senão mesmo a melhor) equipas ao nível de selecções, a par da Alemanha e da Holanda. No entanto, uma das lacunas identificadas à La Roja é a posição de lateral esquerdo, um posto onde desde a ausência do benfiquista Capdevilla ainda não conheceu um dono definitivo.

Uma das principais esperanças da afición espanhola e do próprio seleccionador Vicente del Bosque é Jordi Alba , um atleta que tem mostrado credenciais para suprir com qualidade esta carência defensiva a curto prazo.


Nome: Jordi Alba Ramos
Nascimento: 21/03/1989 (22 anos)
Naturalidade: Hospitalet de Llobregat - Espanha
Altura: 170 cm
Peso: 69 kg
Posição: Lateral / Médio Esquerdo
Clube: Valencia CF - Espanha
Percurso: Barcelona (1996-2004), Cornellà (2004-2005), Valencia (desde 2005): empréstimo ao Gimnástic (2008-2009)
Nº Camisola: 17


O jovem sofreu, contudo, um duro revés no seu processo de formação após ter saído do Barcelona na categoria de juvenis pois os responsáveis blaugrana entenderam que não tinha a altura necessária. Ainda assim, não desistiu e acabaria por rumar ao Cornellà, uma equipa da cidade catalã, onde permaneceria apenas uma época após ter chamado à atenção dos olheiros do Valencia.

Na formação ché, Jordi Alba demonstrou valor para se tornar profissional, actuando, numa fase inicial, na equipa de reservas, que ajudaria a subir de divisão. Já na temporada 2008/2009, o espanhol foi cedido ao Gimnástic, onde participou praticamente em todas as partidas.

Após esta cedência muito proveitosa ao emblema de Tarragona, o esquerdino foi incorporado no plantel do Valencia na época seguinte. Aposta inicial apenas em jogos da Liga Europa, Jordi Alba conseguiu ganhar o seu espaço de forma progressiva no esquema do técnico Unai Emery, acabando mesmo o ano na condição de titular. Já na temporada transacta, o treinador fez uso da sua polivalência, colocando-o, em algumas ocasiões, a médio ala esquerdo, realizando 31 partidas em toda a estação.

Esta época, o jovem tem sido utilizado na posição de lateral, formando o corredor com o francês Jeremy Mathieu, uma situação que permite a Unai Emery alterar a estratégia consoante as incidências do jogo, dado que ambos têm uma capacidade notável para desempenhar ambas as funções.


Vídeo:


Esta polivalência aliada à sua velocidade e à vocação ofensiva, permite-lhe ser actualmente uma estrela em ascensão, o que lhe valeu o interesse do Manchester United e do Barcelona e a chamada à selecção espanhola. A estreia internacional aconteceu frente à Escócia, com o jovem a ter um desempenho bastante apreciado e comprovando que a posição de lateral esquerdo na La Roja poderá já ter encontrado um dono.

Filipe Jesus

1 comentários:

Anónimo disse...

o jordi alba e ainda um diamante a polir , mas quando ele estiver nas maos do trn do barça (pelos rumores acho que vai para o barça)ser com certeza um grande lateral direito

15 de junho de 2012 às 19:36

Enviar um comentário