quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Zé Luís (SC Braga)

Bookmark and Share

Cinco anos após o conturbado caso Mateus que tanta polémica criou entre o Gil Vicente e o Belenenses e que ditou a descida da turma gilista ao segundo escalão, eis que a formação barcelense está de regresso à primeira liga. Esta tão ambicionada subida acabaria por ter uma participação fundamental do talentoso Zé Luís, o que atraiu a atenção do Sp. Braga que tratou logo de garantir o concurso de um avançado que irá dar certamente que falar no futuro.

Tendo nascido num país onde o futebol ainda está a dar os primeiros passos para se tornar um desporto mais profissional, tendo em conta que os recursos e a qualidade ainda são um bem algo escasso, Zé Luís deu nas vistas num torneio realizado em Lisboa quando representava a selecção jovem cabo-verdiana, com os responsáveis do Gil Vicente a mostrarem interesse no atleta do FC Batuque. Ainda com idade de júnior, o jovem chegaria ao nosso país com a esperança de conseguir evoluir e chegar a um patamar futebolístico que até há bem pouco tempo parecia quase utópico dadas as gritantes diferenças de condições oferecidas pelos dois países para a prática do desporto-rei.


Nome: José Luís Mendes Andrade
Nascimento: 24/01/1991 (20 anos)
Naturalidade: Nossa Senhora da Conceição - Cabo Verde
Altura: 183 cm
Peso: 81 kg
Posição: Avançado
Clube: SC Braga
Percurso: Académica de Fogo (2008), FC Batuque (2009), Gil Vicente (2009-2011), Sp. Braga (desde 2011)
Nº Camisola: 29


Este passo ascendente na sua carreira revelar-se-ia bastante acertado, com o jovem a mostrar as razões que levaram os galos a apostarem nele. Principal figura da equipa júnior gilista, onde apontou 27 golos, Zé Luís seria lançado pelo técnico Paulo Alves para a recta final da época 2009/2010, continuando a demonstrar na formação sénior a apetência para alvejar as balizas contrárias, apontando quatro golos em cinco partidas.

O início promissor na turma de Barcelos permitiu ao cabo-verdiano ganhar pontos junto do treinador, que resolveu incluí-lo no plantel para atacar a subida à primeira divisão. O atacante não defraudaria as expectativas concedidas por Paulo Alves e seria mesmo uma peça fundamental para que o Gil Vicente atingisse o seu grande objectivo, marcando doze golos, apesar de ter estado algum tempo fora de combate por limitações físicas.

Jogador com enorme margem de progressão, Zé Luís acabaria por aguçar o apetite de alguns clubes, com o Sp. Braga a antecipar-se à concorrência e a adquirir um atacante que se caracteriza pela sua velocidade, pela forte impulsão e pela facilidade de remate que apresenta.

Protegido por uma cláusula de rescisão de quinze milhões de euros, o jovem encontrou uma concorrência feroz no ataque arsenalista, devendo esta temporada servir de aprendizagem e de evolução, tendo companheiros como Nuno Gomes, Meyong ou o recém-contratado Carlão. Com uma lesão no pé esquerdo que o inviabilizará de fazer parte das escolhas de Leonardo Jardim durante os próximos meses, espera-se que Zé Luís regresse com o fulgor com que terminou a temporada passada e justifique a aposta da direcção braguista.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário