sábado, 27 de agosto de 2011

Ola John (FC Twente)

Bookmark and Share

Quem assistiu ao play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões entre o Benfica e o Twente, certamente teve o prazer de apreciar a qualidade de um jovem extremo que era praticamente desconhecido por muitos de nós. Ola John, a par de Bryan Ruiz, foi um dos jogadores da formação holandesa em maior evidência nos dois jogos da eliminatória e, não fossem as belas exibições dos encarnados e a persistência de Co Adriaanse em lançá-lo apenas nas segundas partes, provavelmente o jovem tivesse causado mais estragos a Maxi Pereira e, consequentemente, ao Benfica.

Ola é o elemento mais novo da família John que viu perder o seu chefe de família durante a Primeira Guerra Civil da Libéria. Devido a isto, Ola mudou-se muito cedo para a Holanda com a sua mãe e os seus dois irmãos Collins e Paddy – também eles jogadores do Fulham e Osnabruck, respectivamente – onde iniciaria a sua carreira de futebolista na academia do Twente.


Nome: Ola John
Nascimento: 19/05/1992 (19 anos)
Naturalidade: Zwedru - Libéria
Altura: 180 cm
Peso: 80 kg
Posição: Extremo
Clube: FC Twente - Holanda
Percurso: Twente
Nº Camisola: 24


Chegado à equipa principal na temporada passada com apenas 18 anos, Ola John rapidamente demonstrou ser um bom joker para Michel Preud'homme lançar nas segundas partes. Dono de uma grande velocidade, Ola aproveitava o desgaste dos adversários para acelerar o jogo ofensivo do Twente e criar rasgos nas defensivas contrárias. Terminaria a época com um total de 13 participações e um golo no campeonato holandês, participando também em três partidas para a Liga Europa.

No início da nova temporada, com a chegada de Co Adriaanse ao comando técnico do Twente, adivinhava-se que Ola John perdesse espaço no plantel principal. Contudo, mesmo com uma forte concorrência no ataque (Bryan Ruiz, Luuk de Jong, Marc Janko e Emir Bajrami), o jovem internacional pelos sub-19 da Holanda tem vindo a acumular créditos, sendo já uma arma secreta do novo técnico. Apesar de ainda não ter conquistado a titularidade, Ola tem actuado com regularidade nestes primeiros encontros do Twente.

Pelos dois jogos frente ao Benfica, deu para perceber que Ola John é um extremo com muito potencial e com capacidade para deixar a sua marca no futebol holandês. Tal como havia acontecido no primeiro jogo, a entrada do extremo na partida da Luz deu um novo ânimo ao futebol de ataque do Twente, voltando a ser um autêntico quebra-cabeças para a defensiva encarnada devido os seus slaloms. Apesar da vitória encarnada ter sido indiscutível, Jorge Jesus bem pode agradecer a Co Adriaanse por apenas o ter lançado no decorrer da segunda parte…

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário