segunda-feira, 11 de julho de 2011

Scott Sinclair (Swansea City)

Bookmark and Share

Mês de Julho. O final das férias aproxima-se e os clubes de futebol iniciam a preparação da próxima época. Julho e Agosto são também meses de enorme actividade no mercado de transferências. Os treinadores não perdem a oportunidade para contratar os jogadores que o seu orçamento lhes permitir. Em tempos de crise, Manchester City, Real Madrid, Barcelona e Chelsea possuem margem de manobra para certas extravagâncias, mas a maior parte das formações não. Por isso, a solução estará em comprar barato e bom, recorrendo para isso aos escalões secundários.

Scott Sinclair está habituado a actuar nesses escalões. Embora tivesse sido contratado pelo Chelsea em 2005, o jovem avançado não teve grandes oportunidades no tubarão inglês. A temporada de 2010/2011 foi de afirmação, sendo uma das peças fundamentais na subida dos galeses do Swansea City à Premier League, contribuindo com 22 golos e várias grandes exibições.


Nome: Scott Andrew Sinclair
Nascimento: 25/03/1989 (22 anos)
Naturalidade: Bath - Inglaterra
Altura: 175 cm
Peso: 64 kg
Posição: Avançado
Clube: Swansea City - Inglaterra
Percurso: Bristol Rovers (1998-2005); Chelsea (2005-2010): empréstimos ao Plymouth Argyle e QPR (2007), Charlton e Crystal Palace (2008), Birmingham City (2009) e Wigan Athletic (2009/2010); Swansea City (desde 2010)
Nº Camisola: 11


Nascido na cidade de Bath, Scott Sinclair começou a dar que falar aos nove anos de idade, quando o Bristol Rovers, clube maior de uma cidade vizinha, decidiu comprar o seu passe. Aos 15 anos de idade, tornou-se no segundo jogador mais novo de sempre a alinhar pelos The Pirates na League Two.

Em 2005, os londrinos do Chelsea compraram Scott Sinclair, numa transferência que deu alguns problemas devido aos direitos de formação do jogador. Nos Blues, Scott não teve muitas oportunidades, jogando apenas em algumas partidas da League Cup e da Carling Cup. A sua estreia na Premier League só aconteceu em 2007, frente ao Arsenal. Seja como for, Scott Sinclair ficou para a História ao ser o autor da assistência para o 100º golo de Frank Lampard ao serviço dos londrinos.

A partir de 2007, a carreira desta jovem promessa foi marcada pela passagem por inúmeros clubes e muita instabilidade. No Plymouth Argyle realizou 15 partidas e marcou dois golos, em apenas um mês. No QPR, nove jogos e um golo. Nos londrinos do Charlton raramente saiu do banco, somando apenas três participações. Ao serviço do Crystal Palace apenas dois golos e pouco mais do que isso.

Em 2008, o brasileiro Scolari apostou em Sinclair para jogador da equipa principal do Chesea. Contudo, apesar da confiança depositada nele, o jovem jogador não soube aproveitar as oportunidades que lhe foram dadas. Por isso, novo empréstimo. Desta feita o destino foi o Birmingham City, clube onde Scott Sinclair nem sequer teve hipótese de fazer o gosto ao pé. Novo regresso a Londres e novo empréstimo ao Wigan Athletic na temporada de 2009/2010. Nos The Latics as oportunidades foram surgindo, mas o jogador não se conseguiu impôr.

Farto de esperar pela afirmação do jogador, o Chelsea decidiu vender Scott Sinclair a preço de saldo. Ian Holloway, treinador do recém-promovido Blackpool tentou desviá-lo, mas os galeses do Swansea City foram mais eficazes e assinaram um contrato de três anos com a jovem promessa. E parece que valeu a pena, pois Scott Sinclair foi uma peça fundamental na excelente época da formação orientada por Brendan Rodgers. Exímio marcador de grandes penalidades, Sinclair marcou duas no último jogo do play-off de acesso à Premier League, diante do Reading, tendo assinado um hat-trick e sido considerado man of the match. Na selecção inglesa, Scott Sinclair é chamado assiduamente ao escalão de sub-21.


Vídeo:

Rápido, ágil e imprevisível, Scott Sinclair é utilizado como extremo-esquerdo na maior parte das vezes, sendo uma verdadeira dor de cabeça para os defesas adversários. A temporada de 2011/2012 vai-se aproximando e o Swansea City parece ter segurado até agora uma das jóias da coroa. Tal como Andy Carroll se afirmou o ano passado no Newcastle United, depois de uma brilhante época na Championship, culminando com uma transferência milionária para o Liverpool, será esta a vez de Scott Sinclair? Estaremos cá para ver...

Bruno Tomé

1 comentários:

Mauro Silva disse...

Boas,

Se puderem troquem o link do Sporting Visto Por Nós, ali na barra lateral. Agora estamos em http://svpn.blogspot.com

Obrigado,
SL

24 de julho de 2011 às 22:15

Enviar um comentário