sexta-feira, 8 de julho de 2011

Innocent Emeghara (Grasshoppers CZ)

Bookmark and Share

Encarados como competições privilegiadas para encontrar potenciais talentos, os campeonatos destinados às selecções jovens são acompanhados com especial atenção pelos olheiros dos principais clubes europeus. No recente Europeu de sub-21, uma das principais revelações foi o suíço Innocent Emeghara, que saiu assim do anonimato devido às interessantes exibições protagonizadas, tendo sido seguramente um dos nomes registados pelos vários observadores presentes.

Apesar de ter nascido no continente africano, nomeadamente na Nigéria, Emeghara formou-se em equipas modestas do futebol suíço, culminando esta fase de aprendizagem nas reservas do Zurique, onde acabaria por não conseguir chegar à primeira equipa.


Nome: Innocent Emeghara
Nascimento: 27/05/1989 (22 anos)
Naturalidade: Lagos - Nigéria
Altura: 170 cm
Peso: 68 kg
Posição: Médio Ala
Clube: Grasshoppers - Suíça
Percurso: Toss (2002-2003); FC Winterthur (2003-2006 e 2009-2010); Zurique B (2006-2009); Grasshoppers (desde 2010)
Nº Camisola: 7


Após esta passagem algo inglória por um dos clubes mais antigos do futebol helvético, o jovem rumou à segunda divisão para envergar a camisola do FC Winterthur, onde conheceria uma nova vida, conseguindo atingir a admirável marca de dezassete golos, registo que lhe valeu a assinatura de contrato com o primodivisionário Grasshoppers.

Na época de estreia no campeonato principal, Emeghara foi ganhando preponderância na equipa de forma gradual, ostentando, inicialmente, o estatuto de suplente. Contudo, o médio ala impressionaria o seu técnico pelas acelerações perigosas que efectuava, actuando sempre em alta rotação e colocando frequentemente em sentido as defensivas contrárias.

Com contributo fundamental para a manutenção do seu clube na primeira liga, o extremo chamou a atenção do seleccionador Ottmar Hitzfeld, que tratou imediatamente de propôr ao jovem a obtenção de dupla nacionalidade. Ultrapassadas todas as formalidades, Emeghara estrear-se-ia pela principal selecção helvética em pleno Estádio de Wembley, entrando já na recta final do encontro de qualificação para o Euro 2012 frente à poderosa Inglaterra.


Vídeo:

No último mês, o extremo esteve presente no Europeu de sub-21, revelando-se um elemento fulcral na manobra do conjunto suíço, constituindo com Shaqiri uma dupla terrível para os adversários. Com uma resistência invulgar e apoiando constantemente o seu lateral em momentos defensivos, o jovem deu-se a conhecer aos principais clubes europeus, aguardando-se que esta prova possa ter servido de trampolim para dar o salto para outro campeonato num futuro próximo.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário