sábado, 4 de junho de 2011

Markus Henriksen (Rosenborg BK)

Bookmark and Share

Os campeonatos da Europa escandinava sempre foram associados a um tipo de futebol onde prevalece a força e o poderio físico. Não obstante este facto, ainda continua a haver raras excepções que fogem à regra, e de vez em quando vão surgindo jovens promessas que se revelam uns tremendos artistas com a bola nos pés. É o caso de Markus Henriksen, um médio a singrar nos noruegueses do Rosenborg, e que detém uma qualidade impressionante que lhe fazem ser rotulado como a maior promessa do futebol do seu país.

Nascido na cidade de Trondheim, Henriksen deu os seus primeiros passos com a bola nos pés no clube local Trond, mudando-se pouco depois para o Rosenborg, onde viria a revelar todo o seu potencial. Com um percurso sempre promissor nas escolas deste crónico clube norueguês, Henriksen viria a estrear-se como sénior com apenas 17 anos de idade, a tempo de receber as faixas de campeão em 2009.


Nome: Markus Henriksen
Nascimento: 25/07/1992 (18 anos)
Naturalidade: Trondheim - Noruega
Altura: 187 cm
Peso: 78 kg
Posição: Médio
Clube: Rosenborg BK - Noruega
Percurso: Trond, Rosenborg (desde 2007)
Nº Camisola: 19


Aos poucos, o jovem foi-se impondo no plantel principal e, depois de uma pré-temporada 2010/2011 em destaque, conseguiu agarrar em definitivo um lugar no onze logo nas jornadas iniciais do campeonato. De jogo para jogo, Henriksen foi-se consolidando como um dos organizadores do jogo da sua equipa, destacando-se pela sua grande criatividade e óptima visão de jogo. As suas exibições ao longo de toda a época fizeram-no ser reconhecido como um dos alicerces da equipa do Rosenborg, que conquistaria o bi-campeonato, vindo a terminar o campeonato com um bonito registo de sete golos.

Markus Henriksen é um médio box-to-box e bastante versátil que pode ocupar várias posições do meio-campo. O seu futebol destaca-se sobretudo pela inteligência que demonstra em campo – muito imprópria para um jogador da sua idade –, revelando-se um atleta muito disciplinado tacticamente, com um excelente sentido posicional, e que define muito bem os tempos de jogo. Não sendo um jogador propriamente muito rápido, o jovem consegue imprimir velocidade ao jogo através da sua passada larga e da facilidade nos passes de ruptura. Na hora de visar a baliza, Henriksen não costuma ter misericórdia, disparando ao alvo adversário sempre que encontra espaços que lhe permitam fazer uso do seu excelente remate.

Apesar de contar com poucas presenças nas selecções jovens da Noruega, o jovem craque é já internacional A, tendo-se estreado a 12 de Outubro de 2010 frente à Croácia. Dada a falta de qualidade no meio-campo desta selecção, é apenas uma questão de tempo até que o seleccionador norueguês conceda a titularidade a Markus Henriksen e este comece a brilhar ao serviço dos nórdicos.


Vídeo:

Mesmo não sendo um mercado muito apreciado pelos grandes clubes europeus, tudo indica que o talento de Markus Henriksen atrairá a atenção de vários olheiros nos próximos tempos. Se estamos na eminência de um dos melhores jogadores de sempre do futebol norueguês? Só o tempo nos trará a resposta. Mas o facto de se poder adquirir um jogador desta categoria a um preço bastante acessível, sem dúvida alguma que será uma aliciante para que o jovem abandone o Rosenborg e passe a brilhar noutros palcos.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário