sexta-feira, 13 de maio de 2011

Jay Spearing (Liverpool FC)

Bookmark and Share

O Arsenal é reconhecido como um dos expoentes máximos do futebol inglês e mundial no que toca à formação e ao lançamento de jovens promessas. No entanto, o Liverpool, que atravessa um longo deserto de ausência de títulos na Premier League, também não se pode queixar. Os seus escalões mais jovens estão recheados de talento e algum desse potencial já começa a ser aplicado no plantel principal. Danny Wilson, John Flanagan, Jonjo Shelvey e Jay Spearing são exemplo disso.

Jay Spearing tem aproveitado a ausência de Steven Gerrard para mostrar o seu valor e, até ao momento, já efectuou 16 partidas de grande valor. Quem se mostrou recentemente impressionado com a qualidade e o profissionalismo de Spearing foi Raul Meireles: "O Jay é um jogador fantástico e um excelente colega. Tem trabalhado muito nos treinos e merece uma oportunidade na equipa. Fora do terreno também é um bom rapaz e estou satisfeito com ele."


Nome: Jay Francis Spearing
Nascimento: 25/11/1988 (22 anos)
Naturalidade: Wallasey - Inglaterra
Altura: 168 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: Liverpool FC - Inglaterra
Percurso: Wallasey, Liverpool (desde 1997): empréstimo ao Leicester City (2009/2010)
Nº Camisola: 26


Jay Spearing iniciou a sua carreira no modesto Wallasey, clube amador da sua terra natal. Desde cedo que despertou a curiosidade do Liverpool, que no ano de 1997 decidiu adicioná-lo às suas fileiras. Sempre se revelou um verdadeiro líder de equipa até que, em 2007, foi nomeado capitão do escalão de sub-18. Como se não bastasse, nesse mesmo ano venceram a FA Youth Cup, competição na qual competem os escalões jovens de todos os grandes ingleses. O jogador inglês foi também nomeado como o melhor jogador do Torneo di Renate, competição sub-20, onde participaram também Parma e AC Milan.

O primeiro jogo de Jay Spearing com a camisola do Liverpool aconteceu numa partida da Liga Europa, diante do PSV Eindhoven. A jovem promessa inglesa também alinhou numa imponente vitória do seu clube (4-0), frente ao Real Madrid, na segunda ronda da Champions League.

Na temporada de 2009/2010, Jay Spearing fez a sua estreia a titular pelos Reds, num jogo da Taça da Liga, frente ao Leeds United. Nesse mesmo ano, o inglês alinhou os primeiros minutos na Premier League. O Sunderland foi o adversário. Em Março de 2010, Spearing foi cedido ao Leicester, que se encontrava a lutar pela subida ao escalão máximo de Inglaterra. Não teve momentos de grande brilho, mas revelou-se uma arma de grande utilidade. Ao serviço dos The Foxes, contou nove partidas e apenas um golo.

A temporada actual parece ser o momento em que Jay Spearing tem marcado o seu lugar no plantel principal do Liverpool. Desde o início da época, nos jogos de qualificação para a Liga Europa, passando pela Carling Cup e pela Taça de Inglaterra, que Spearing tem sido um elemento muito valioso. Kenny Dalglish, no final de uma partida em que Jay Spearing efectuou uma boa exibição, chegou a ameaçar Steven Gerrard, em tom de brincadeira, que nunca mais jogaria a titular no resto da época.


Vídeo:

Em Março deste ano, o Liverpool achou por bem melhorar e extender o contrato de Spearing. Parece começar a afirmar-se, dentro das próprias fileiras dos Reds, um substituto a longo prazo para Gerrard. A tarefa não será fácil, dado que Steven já é um histórico do futebol inglês e mundial, mas o jovem jogador inglês ainda terá alguns anos para aprender com os mais experientes. Um atleta que seguirei com grande expectativa!

Bruno Tomé

2 comentários:

Anónimo disse...

enganaram-se a mter o vidio

15 de maio de 2011 às 11:42
Rumo ao Estrelato disse...

Obrigado pela correcção!

Foi um pequeno lapso da nossa parte...

15 de maio de 2011 às 13:02

Enviar um comentário