domingo, 8 de maio de 2011

Cenk Tosun (Gaziantepspor)

Bookmark and Share

Como não há futebol sem golos, apresento-vos um dos mais recentes goalscorers da Europa, que tem vindo a brilhar na Turquia. Falo-vos de Cenk Tosun, uma promessa ainda em ascensão, mas que demonstra já um enorme faro para fazer aquilo que embeleza o futebol: o golo.

De descendência turca, foi na Alemanha que iniciou a sua carreira, tendo passado por equipas como o Praunheim e o Raunheim antes de se juntar às escolas do Eintracht Frankfurt com seis anos. Durante a sua formação foi recrutado várias vezes para a equipa de reservas, onde viria a demonstrar todo o seu potencial que lhe valeu uma chamada à equipa principal em Maio de 2010.


Nome: Cenk Tosun
Nascimento: 07/06/1991 (19 anos)
Naturalidade: Wetzlar - Alemanha
Altura: 183 cm
Peso: 78 kg
Posição: Avançado
Clube: Gaziantepspor - Turquia
Percurso: Praunheim, Raunheim, Eintracht Frankfurt (1997-2011), Gaziantepspor (desde 2011)
Nº Camisola: 23


Depois de um início de época 2010/2011 bastante produtivo nas reservas do Eintracht, onde apontou 11 golos em 13 jogos, o Gaziantepspor da Turquia contratou-o no mercado de Janeiro. Desde a sua chegada, o jovem demonstrou uma enorme apetência para fazer golos, levando já na sua conta 10 tentos para o campeonato e um impressionante registo de um golo a cada 105 minutos. Quer isto dizer que, caso o Gaziantepspor consiga o tão desejado quarto lugar que dá acesso à Liga Europa, Cenk Tosun é um dos principais obreiros desse feito.

Devido à sua grande forma, o seleccionador turco Guus Hiddink não demorou a tentar persuadir o jovem a optar pela selecção da Turquia em detrimento da da Alemanha. Mesmo tendo representado a Alemanha em quase todos os escalões jovens, Cenk Tosun não teve dificuldades em decidir e escolheu mesmo as cores turcas.

Cenk é um jogador veloz, forte fisicamente e com enorme destreza técnica. Tem facilidade em jogar com ambos os pés, mas é no seu pé direito que tem uma outra grande arma: o remate. É atacante, mas não tem uma posição certa, vagabundeando por toda a frente de ataque à procura de espaços que possam criar desequilíbrios às defesas. A sua mobilidade traz também outra dinâmica ao estilo de jogo da sua equipa, uma vez que permite aos seus colegas virem de trás e aproveitarem os espaços que abre.


Vídeo:

Cenk Tosun é um atleta que ainda tem muito para evoluir, mas que demonstra já uma grande maturidade para a sua idade. Tem tudo para ambicionar por voos mais altos e tornar-se num jogador de distinção mundial. A este ritmo não demorará muito tempo até que algum colosso lhe pegue e esprema todo o seu potencial.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário