quarta-feira, 16 de março de 2011

Franck Tabanou (Toulouse FC)

Bookmark and Share

Após a decepcionante campanha no Mundial 2010, que culminou com a troca de Raymond Domenech por Laurent Blanc no comando técnico, a selecção francesa vive uma fase de profundo rejuvenescimento, tendo o novo treinador chamado vários jovens de forma a acautelar o futuro do conjunto gaulês.

Face a esta nova opção de escolhas, cresce a esperança nos jogadores, mesmo encontrando-se numa fase inicial da sua carreira, em ser chamados para representar o seu país. Um dos exemplos desta promissora geração de jovens franceses é Franck Tabanou, uma das revelações da Ligue 1 e que poderá ser, porventura, brevemente seleccionado para futuros compromissos.


Nome: Franck Tabanou
Nascimento: 30/01/1989 (22 anos)
Naturalidade: Thiais - França
Altura: 178 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio Ala Esquerdo
Clube: Toulouse FC - França
Percurso: Choisy-le-Roi (1998-2002); Le Havre (2002-2005); CFF Paris (2005-2006); Toulouse (desde 2006)
Nº Camisola: 27


Tendo completado a sua formação no Toulouse, após actuar em algumas equipas de menor expressão, Tabanou foi-se adaptando progressivamente às exigências do futebol profissional, tendo-se estreado na recta final da temporada 2008/2009 num encontro frente ao poderoso Marselha. Visto como um jovem com imenso potencial, o francês seria uma aposta pessoal do técnico Alain Casanova, sendo-lhe proposta a prorrogação do contrato devido às suas boas performances individuais.

Após ter cumprido 38 jogos e facturado por quatro ocasiões, o jovem receberia outra recompensa ao ser distinguido pelos adeptos do clube como o melhor jogador do ano, suplantando a forte concorrência de André-Pierre Gignac, entretanto transferido para o Olympique de Marselha, e do português Paulo Machado, ficando clara a admiração que os associados já nutriam pelo atleta.

A sua assinalável consistência exibicional teria continuidade esta temporada, sendo um dos principais jogadores da formação francesa, evidenciando-se pela sua notável velocidade, pela profundidade que oferece ao jogo da sua equipa e pela capacidade de se sobrepor nos duelos individuais.

Estas admiráveis actuações acabariam por lhe abrir as portas da selecção sub-21, realizando algumas partidas pela equipa de esperanças francesas. O seu nome "galgaria fronteiras", especulando-se um possível interesse de grandes equipas europeias no seu passe, nomeadamente Juventus, Inter de Milão e Aston Villa, estando estas formações a seguir atentamente a sua evolução, prevendo-se que dê o salto já no final desta época.


Vídeo:

Podendo actuar igualmente como lateral esquerdo, Tabanou é, juntamente com o seu compatriota Moussa Sissoko e o português Paulo Machado, uma das jóias do clube do campeonato francês, perspectivando-se que possa ser uma das futuras fontes de rendimento financeiro do próprio Toulouse. Assim, e num período de autêntica revolução no seio da selecção gaulesa, o jovem poderá, caso prossiga esta linha exibicional, ser um dos próximos nomes a constar nas convocatórias de Laurent Blanc, que se encontra desejoso de levar a sua selecção a repetir os anos dourados dos finais da década de 90 e do início deste novo milénio.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário