sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Marco Matias (Vitória SC / SC Freamunde)

Bookmark and Share

Devido à grande competitividade e equilíbrio entre os plantéis, a Liga Orangina é o campeonato ideal para a evolução e para a maturação dos jovens jogadores, sendo que vários clubes da primeira liga têm já debaixo de olho alguns valores deste campeonato, tendo em vista a preparação da próxima época. Depois de assistir a alguns jogos do Freamunde acredito que o jovem Marco Matias tem tudo para poder regressar ao Vitória de Guimarães, clube detentor do seu passe, e assim mostrar todas as suas qualidades no principal escalão nacional.

Marco Matias iniciou a sua carreira no Barreirense, mas cedo se mudou para o Sporting. Completou todo o resto da formação na academia leonina e, apesar de ter jogado com Daniel Carriço, André Santos e Rui Patrício, foi sempre uma peça fulcral nas suas equipas. O ponto alto da sua formação seria no seu último ano como júnior, onde viria a apontar 25 golos, sendo importantíssimo para a conquista do campeonato nacional de juniores.


Nome: Marco André da Silva Lopes Matias
Nascimento: 10/05/1989 (21 anos)
Naturalidade: Barreiro
Altura: 177 cm
Peso: 67 kg
Posição: Avançado
Clube: Vitória SC (Emprestado ao SC Freamunde)
Percurso: Barreirense (1998-1999); Sporting (1999-2008): empréstimos a Varzim (2008-2009), Fátima e Real Massamá (2009-2010); Vitória de Guimarães (desde 2010): empréstimo ao Freamunde (2010-2011)
Nº Camisola: 18


Apesar da excelente campanha ao serviço das escolas do clube, Marco Matias foi cedido no seu primeiro ano de sénior ao Varzim. Devido às poucas oportunidades, o jovem acabaria por não convencer os dirigentes varzinistas e assim, no início da temporada 2009/2010, foi novamente emprestado, desta vez ao Fátima. A sua estadia no conjunto fatimense durou apenas até Janeiro, uma vez que seria novamente cedido pelos leões ao Real Massamá.

Acabada a temporada e o vínculo que o ligava ao Sporting, os dirigentes do Vitória de Guimarães viram uma oportunidade de ouro para arrecadar uma jovem promessa a custo zero, adquirindo assim os serviços do internacional luso. Com um longo percurso de adaptação ao futebol profissional ainda por decorrer, o Vitória viria a ceder o jovem ao Freamunde, clube com o qual mantém uma boa relação e onde aproveita para fazer rodar alguns dos seus jogadores.

Marco Matias foi conquistando aos poucos o seu espaço na equipa e agora é já uma peça-chave no conjunto nortenho e uma das grandes revelações da liga. Com quatro golos já apontados no campeonato, o jovem é o segundo melhor marcador dos capões, sendo apenas superado pelo carismático jogador da casa Bock. A continuar desta forma, Marco Matias não só ajudará a formação da Capital do Móvel a conquistar os seus objectivos, como também acabará por convencer o técnico vimaranense Manuel Machado a chamá-lo para a próxima temporada.

Marco Matias é um jogador que se adapta a qualquer posição da frente, mas é na ala que mais desequilíbrios cria às defensivas adversárias. Detentor de uma velocidade invejável e de uma garra invulgar neste tipo de jogadores dotados tecnicamente, o jovem, que em tempos foi equiparado a Cristiano Ronaldo, tem tudo para vir a brilhar no principal escalão português e, quiçá, ambicionar a um pouco mais na sua ainda curta carreira.

Pedro Nogueira

3 comentários:

Anónimo disse...

Sou de Freamunde e adoro ver jogar o Marco Matias. Bastante dotado tacticamente e principalmente tecnicamente para mim é um jogador que tem tudo para vingar na primeira liga e quem sabe um dia ingressar num grande. A sua condução de bola "coladinha" ao pé detoda bastantes semelhanças com o cristiano ronaldo. Tenho a certeza que para o ano se irá impor no plantel vimaranense, pois de certeza que é melhor do que a maioria dos brasileiros que o Guimarães vai buscar.

18 de fevereiro de 2011 às 21:45
Anónimo disse...

força Marco Matias
VAIS SER GRANDE
ass.socio do Freamunde

18 de fevereiro de 2011 às 23:08
Anónimo disse...

ele nao vai ser Grande, Ja o e' ...
e nao vai ingressar num grande, ja la esta !!

Força Marco

SCF/VSC

19 de fevereiro de 2011 às 18:10

Enviar um comentário