segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Lacina Traoré (CFR 1907 Cluj)

Bookmark and Share

A UEFA Champions League é uma das principais montras para os jovens futebolistas, que pretendem chegar às equipas de topo das maiores ligas, demonstrarem todo o seu valor. Nani foi do Sporting para o Manchester United e Benzema rumou de Lyon para o Santiago Barnabeu, graças às prestações que as suas equipas tiveram na prova rainha do futebol europeu por equipas.

A próxima personagem que poderá receber um bilhete para um grande clube tem 2,03m e actua pelo Cluj da Roménia. Apresento-vos Lacina Traoré. Com apenas 19 anos e nascido na Costa do Marfim este é uma das principais promessas do futebol mundial.

O número de candidatos a pretenderem os serviços deste jovem ponta-de-lança ameaça crescer com a reabertura do mercado em Janeiro. Depois de na última pré-época a imprensa o ter ligado ao FC Porto, agora surgem os colossos Liverpool e Bayern de Munique como os principais candidatos na corrida pelo jovem do Cluj.



Nome: Lacina Traoré
Nascimento: 20/05/1990 (20 anos)
Naturalidade: Abidjan - Costa do Marfim
Altura: 203 cm
Peso: 85 kg
Posição: Ponta-de-Lança
Clube: CFR 1907 Cluj - Roménia
Nº Camisola: 9


Companheiro de equipa dos portugueses Nuno Claro e Tony, o marfinense actuou em todos os encontros da liga milionária esta época, saltando para a ribalta no jogo em Itália frente à Roma onde, apesar de não ter marcado nenhum golo, enviou duas bolas aos postes rubricando uma excelente exibição. Nesta competição marcou um golo frente ao Basileia e, mesmo não tendo aspirações em continuar nas provas europeias, fruto da má prestação da sua equipa, já assinou a folha de presenças na lista dos jogadores revelação.

Na prova doméstica, o Cluj não tem estado melhor e, colocado na sétima posição com menos 12 pontos que o primeiro classificado, o Otelul Galati, tem a revalidação do título comprometida. No entanto, Traoré é um dos melhores artilheiros da competição contando para já com sete golos apontados.

A nova coqueluche do futebol africano começou a sua carreira sob o comando de Jean-Marc Guilou, antigo futebolista francês. Foi este o técnico responsável pela sua formação enquanto permaneceu na escola de futebol ASEC Mimosas, reconhecida pelo lançamento de atletas como Kolo Touré, Yaya Touré, Salomon Kalou, Seydou Doumbia e Didier Zokora. Depois do desenvolvimento adquirido como atleta, teve a sua primeira experiência como profissional ao serviço do Stade d'Abidjan, uma equipa do principal escalão do futebol marfinense.

Foi no Verão de 2007 que o Cluj contratou os serviços do gigante africano, que contribuiu para a conquista do título nessa temporada. A presente época tem sido a da sua verdadeira afirmação, já com oito golos no total das competições e com os olheiros das principais equipas europeias em cima dele. Estando ainda a zeros na equipa nacional, assume-se como uma das principais opções para a sucessão do capitão Didier Drogba na equipa liderada por François Zahou.

As suas qualidades vão muito mais além dos impressionais 2,03m. À alegria característica dos futebolistas nascidos no continente africano, junta uma disciplina táctica que impressiona num jogador de ainda tenra idade. Apesar de por vezes parecer desengonçado quando corre em campo é portador de uma técnica impar que o assemelha muitas vezes ao avançado togolês Emmanuel Adebayor. A juntar a tudo isto, tem o que é essencial a um ponta de lança, desenvolvendo esta época um enorme faro para o golo.

Vídeo:

O que podem esperar os adeptos do futebol deste jovem? Para já, julgo ser positivo uma mudança para um campeonato que o ajude no seu desenvolvimento enquanto atleta. Da mesma forma que aconteceu com o seu compatriota Didier Drogba, a mudança para Inglaterra é uma forte possibilidade e uma excelente oportunidade para o jovem craque aperfeiçoar as suas qualidades. No entanto, em Janeiro o mercado futebolístico entra em ebulição e uma mudança para uma outra liga de maior dimensão não é de todo uma hipótese infundada. Pessoalmente, gostaria de o ver numa tal equipa de Madrid que, de acordo com o que se lê na imprensa mundial, procura um avançado para suprimir a ausência de Higuain. Nas mãos de Mourinho e ao lado de Ronaldo, Ozil e Xabi Alonso, o marfinense teria um bom grupo de tutores.

Ivo Neto

0 comentários:

Enviar um comentário