quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Yevhen Konoplyanka (FC Dnipro Dnipropetrovsk)

Bookmark and Share

Numa altura em que Andriy Shevchenko se prepara para pendurar as botas, é em Konoplyanka que os adeptos ucranianos irão certamente começar a depositar as suas esperanças, visto tratar-se de um jogador com enorme talento, que tem todas as condições para se tornar numa das grandes referências do futebol de leste. Conhecido como o Lionel Messi da Ucrânia, não só pelas semelhanças físicas mas também pela qualidade técnica, Yevhen Konoplyanka é, sem dúvida, um dos grandes valores a despontar no futebol mundial. O número 10 do Dnipro Dnipropetrovsk é a nova coqueluche do futebol ucraniano e é já uma presença assídua nas convocatórias da selecção principal.

O jovem começou a sua carreira nos escalões de formação do Olimpik Kirovograd, clube da sua terra. O seu enorme talento já aí era eminente e no Inverno de 2006, com 16 anos, mudou-se para as fileiras do Dnipro. Juntou-se à equipa de juniores, mas não seria preciso muito tempo para o técnico Oleh Protasov o chamar à equipa principal. A sua estreia oficial deu-se no início da época 2007/2008, a 27 de Agosto, numa partida frente ao Zakarpattya a contar para o Campeonato Ucraniano.

Durante duas épocas o jovem foi alternando entre os juniores e a equipa principal, o que lhe permitiu ir jogando com os mais novos ao mesmo tempo que aprendia com os mais velhos. Enquanto isso, na selecção o pequeno craque transitou dos sub-19 para os sub-21, onde viria a tornar-se uma das peças mais importantes dos escalões jovens.



Nome: Yevhen Olehovych Konoplyanka
Nascimento: 29/09/1989 (21 anos)
Naturalidade: Kirovograd - Ucrânia
Altura: 176 cm
Peso: 68 kg
Posição: Avançado
Clube: FC Dnipro Dnipropetrovsk - Ucrânia
Nº Camisola: 10


Foi então que em 2009/2010, fruto das suas excelentes exibições, tanto nas selecções jovens como na equipa júnior, Konoplyanka foi chamado para integrar definitivamente o plantel sénior. Sob o comando de Volodymyr Bezsonov, o jovem ucraniano foi ganhando espaço na equipa e em Novembro de 2009 viria mesmo a agarrar a titularidade após uma boa prestação frente ao Tavriya Simferopol.

A época acabaria por ser um enorme sucesso, tanto a nível individual (22 jogos, 4 golos) como colectivo (quarto lugar que garantiu o acesso à Liga Europa), o que lhe valeria a primeira internacionalização A pela selecção da Ucrânia em Maio último. Quanto ao jogo de estreia, esse foi de sonho para o jovem, jogando os 90 minutos no 4-0 à Lituânia, sofrendo ainda um penalty que seria convertido por Shevchenko. O seleccionador Myron Markevych mostrou-se rendido ao talento da pequena estrela e garantiu que o seu nome iria marcar presença nas convocatórias seguintes.

À semelhança do astro argentino Lionel Messi, Konoplyanka é um jogador rápido e dotado de uma excelente técnica individual, conduzindo a bola sempre muito colada ao pé – o ucraniano, porém, é destro. É também caracterizado pela sua grande versatilidade, podendo actuar em qualquer uma das posições da frente de ataque. Contudo, é nas alas que se dá melhor, uma vez que é bastante forte a flectir para o centro e a desequilibrar as defesas adversárias. Apesar de fraco fisicamente (1,76m e 68kg), o jovem é bastante lutador e raçudo, demonstrando um grande profissionalismo ao trabalhar em prol da equipa e ao colocar os seus objectivos em segundo plano.

O início da presente temporada tem sido ainda melhor que o da época passada e, até ao momento, Konoplyanka leva já quatro golos no campeonato, constituindo-se como uma pedra basilar na equipa montada pelo treinador espanhol Juande Ramos. A nível internacional, o jovem conta já com seis internacionalizações A e dois golos, o último dos quais digno de fazer levantar um estádio apontado no amigável de ontem frente à Suíça. O mais curioso é que apenas jogou em encontros particulares, mas em todos eles actuou como titular.

Vídeo:

Konoplyanka tem, de facto, qualidades inegáveis e dentro em breve será uma das grandes figuras da selecção ucraniana. De entre os adeptos do Dnipro há, inclusivamente, quem defenda que Konoplyanka tem tudo para superar os feitos de Messi. Fanatismo ou não, o que é certo é que os seus dias no Dnipro estão contados… resta apenas saber que treinador e que adeptos serão agora deliciados por esta pequena grande promessa.

Pedro Nogueira

1 comentários:

TF Scouting disse...

Com o dinheiro que existe nos clubes ucranianos actualmente penso que só sairá para um grande...

Tem futebol mais que suficiente para isso mas precisa de o testar em campeonatos mais competitivos,ganhar outra rodagem e atingir assim estatuto de grande jogador.

Abraço,
TF Scouting

3 de março de 2011 às 18:49

Enviar um comentário