terça-feira, 23 de novembro de 2010

Wilson Eduardo (Sporting CP / SC Beira-Mar)

Bookmark and Share

De regresso à I Liga e apesar de estar mergulhado em grandes problemas financeiros, o Beira-Mar tem-se exibido a muito bom nível, encontrando-se na primeira metade da tabela classificativa, fruto dos bons resultados conseguidos, inclusivamente, frente a clubes grandes do futebol português, sendo disso exemplo o empate frente ao Sporting e a vitória surpreendente frente ao Sp. Braga em pleno Estádio AXA.

Para este sucesso da turma aveirense muito tem contribuído o extremo Wilson Eduardo, que, mesmo não sendo um titular absoluto, tem-se evidenciado pelo registo de remates efectuados às balizas contrárias, sendo apenas suplantado pelo fantástico portista Hulk.

Atleta de origens angolanas, Wilson Eduardo apaixonou-se pelo futebol desde tenra idade, bastante influenciado pelo seu tio que actuava na equipa sénior do Desportivo de Vilar, formação dos arredores de Vila do Conde, e que resolveu levar o jovem para as camadas jovens desta colectividade. Ciente do valor do miúdo e após uma época de iniciação e aprendizagem no modesto clube vilacondense, os familiares de Wilson decidiram levá-lo a treinos de captação no FC Porto, tendo os responsáveis técnicos dos escalões de formação dos portistas ficado agradados com os seus atributos técnicos.



Nome: Wilson Bruno Naval da Costa Eduardo
Nascimento: 08/07/1990 (20 anos)
Naturalidade: Pedras Rubras
Altura: 176 cm
Peso: 72 kg
Posição: Avançado
Clube: Sporting CP (Emprestado ao SC Beira-Mar)
Nº Camisola: 8


A estadia nos azuis e brancos estava a correr-lhe de feição, sendo já, por esta altura, apontado como um atleta a ter em conta a médio/longo prazo dado os inúmeros golos que apontava. No entanto, a sua vida acabaria por conhecer um novo capítulo devido à separação dos seus pais, mudando-se juntamente com a sua mãe para Lisboa, uma situação que o deixou bastante descontente dado que já se encontrava plenamente adaptado à equipa portista.

Apesar desta forçada mudança e sabedora do enorme gosto e talento do seu filho para o futebol, a progenitora de Wilson entendeu levá-lo para o Sporting, deixando os responsáveis leoninos extremamente satisfeitos dado já serem conhecedores do valor deste miúdo. Na formação sportinguista, o jovem deu seguimento aos bons apontamentos deixados na Cidade Invicta, sagrando-se inclusivamente campeão nacional do escalão de juvenis e juniores.

O sucesso e o protagonismo no conjunto verde e branco proporcionaria ao extremo a chamada às selecções jovens nacionais, tendo iniciado o seu percurso internacional na categoria de sub-16, constando o seu nome, ao longo dos últimos anos, em convocatórias de outros escalões. Perante tudo isto, o Sporting não hesitou em oferecer-lhe um contrato profissional extensível até 2012 e blindou o jovem com uma cláusula milionária de vinte milhões de euros, antes mesmo de terminar o seu percurso nas camadas jovens.

Assim, e a exemplo de outros jovens talentosos que actuavam na mesma equipa de juniores que se sagrou campeã nacional, o internacional luso foi cedido por empréstimo ao Real Massamá da II Divisão, numa medida que possibilitava à turma leonina acompanhar de perto a evolução destes atletas, dada a proximidade que une os dois clubes. No seu primeiro ano de sénior, Wilson seria um dos destaques da equipa da região de Lisboa, levando os responsáveis sportinguistas a indicar a sua mudança para o Algarve em Janeiro último, com o intuito de se mostrar noutro patamar competitivo ao serviço do Portimonense.

No conjunto algarvio, o extremo mostraria todas as suas potencialidades, explorando bem os corredores laterais através da sua admirável velocidade, ultrapassando, deste modo, o estilo mais físico e agressivo que caracteriza o segundo escalão do futebol português, que não lhe era muito favorável. O jovem vestiria mesmo a pele de herói do Portimonense dado ter sido o autor do tento decisivo na última jornada da II Liga frente à Oliveirense que carimbaria a subida e o consequente regresso dos algarvios ao campeonato principal após largos anos de ausência.

Apesar deste marco histórico no conjunto do Algarve, Wilson prosseguiria o seu percurso de crescimento futebolístico no Beira-Mar, tendo até ao momento realizado uma temporada bastante agradável na equipa liderada por Leonardo Jardim. Embora não seja actualmente uma das opções iniciais no conjunto aveirense, o jovem é visto como o "ás de trunfo" lançado pelo técnico madeirense em fases adiantadas das partidas, onde o desgaste das defensivas contrárias é notório, tentando, desta forma, aproveitar a rapidez e a profundidade que o extremo confere à equipa.

Vídeo:

Pese embora este estatuto de suplente, Wilson Eduardo tem sido uma das surpresas desta edição da Liga ZON Sagres, acabando as suas actuações por já fazerem eco além-fronteiras, tendo sido noticiado recentemente na imprensa inglesa um hipotético interesse do Manchester United. Ainda assim, o jovem avançado deverá amadurecer um pouco mais o seu futebol, passando essa melhoria por situações de finalização, onde ainda se denota uma falta de clarividência em algumas jogadas, apesar de já contar com dois golos na prova. Comparado a Liedson pela sua enorme entrega ao jogo e por "proporcionar" o erro adversário, o jogador dos aveirenses quererá certamente realizar uma boa época, de forma a poder pensar num regresso ao Sporting e fazer parte de futuras convocatórias da selecção nacional de sub-21.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário