quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Seamus Coleman (Everton FC)

Bookmark and Share

Em primeiro lugar, pedimos desculpa aos nossos leitores pelo interregno da nossa actividade no blog. Quem nos segue, certamente que espera uma actualização periódica e regular de posts, mas, dado que todos somos estudantes, gastamos também muito do nosso tempo com os afazeres universitários. Tentaremos, mesmo assim, voltar a um ritmo aceitável, procurando fazer, pelo menos, dois posts semanais.

Voltemos ao que nos interessa a todos. O jogador que marca o nosso regresso é Seamus Coleman, a nova aposta de David Moyes. O jovem irlandês do Everton é um lateral de origem, mas foi adaptado com sucesso à posição de médio-direito e parece ter assegurado o lugar na formação de Liverpool. O golo marcado no último fim-de-semana diante do Blackpool, seu ex-clube, foi o confirmar do óptimo início de época deste jovem e de uma nova promessa que começa a brilhar na Premier League.



Nome: Seamus Coleman
Nascimento: 11/10/1988 (22 anos)
Naturalidade: Donegal - Rep. Irlanda
Altura: 193 cm
Peso: 67 kg
Posição: Defesa/Médio-Direito
Clube: Everton FC - Inglaterra
Nº Camisola: 23

Seamus Coleman começou a sua carreira no St. Catherine's of Killybegs, clube da cidade-natal, como centro-campista. Em 2006 o jovem assinou contracto com o Sligo Rovers, acabando por se afirmar na equipa senior quando recuou para a lateral defensiva. Ao todo foram 26 partidas como titular no principal escalão irlandês, uma marca fantástica para um jovem de apenas 18 anos.

Em Janeiro de 2009, por recomendação de Willie McStay, treinador das reservas do Celtic Glasgow e amigo próximo de David Moyes, Coleman assinou pelos Toffees por uma verba simbólica de 60.000 libras. O seu jogo de estreia foi feito num jogo da Liga Europa contra o Benfica, que acabaria com um resultado de 5-0 a favor da formação lisboeta. Na Premier League, a sua estreia deu-se no terreno do Bolton e ao seu segundo encontro foi nomeado homem do jogo. O jovem irlandês substituiu nos minutos iniciais o lesionado Yobo e desempenhou um papel preponderante no empate a duas bolas alcançado diante do Tottenham.

Em Março de 2009, de modo a dar mais tempo de jogo ao jovem jogador, David Moyes decidiu emprestá-lo ao Blackpool, formação que viria a conseguir a promoção ao principal escalão inglês e que tem vindo a surpreender a crítica com as suas exibições. Até ao final da época, a jovem promessa desempenhou um papel importante na subida dos Tangerines, contribuindo com cinco assistências e ainda um golo apontado no terreno do Scunthorpe United.

Na selecção irlandesa, Seamus Coleman é internacional sub-21 e sub-23. Em Agosto de 2010, o atleta do Everton foi nomeado jogador sub-21 do ano pela Federação Irlandesa de Futebol. Em Outubro de 2010, Coleman foi chamado pela primeira vez à formação orientada por Giovanni Trapattoni, no entanto não foi usado durante qualquer minuto. A estreia pela selecção principal do seu país não deve tardar, pois a Velha Raposa não costuma ter pudor em apostar nos jovens valores.

O lugar na formação do Everton está assegurado. As boas exibições estão a suceder-se e a tornar-se um hábito. A vontade em mostrar serviço não tem camuflado o rendimento de Coleman e o subir de forma dos Toffees poderá contribuir para a sua afirmação completa. É alto e ágil. Certamente um excelente valor a ter em conta nas próximas jornadas. Vale a pena estar atento ao seu desenvolvimento.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário