sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nicolás Gaitán (SL Benfica)

Bookmark and Share

Apesar de não estar em causa qualquer troféu ou título digno de grande referência, a pré-época e o período de transferências é sempre uma fase muito aguardada pelos adeptos de futebol. Esta etapa inicial não só ditará parte do sucesso das equipas na temporada que se avizinha, como também dá a oportunidade aos adeptos de verem e avaliarem as novas contratações.

Em Portugal, este defeso tem sido, sem dúvida, um dos mais prósperos no que ao investimento diz respeito e para isso muito contribuiu os 8,4 milhões de euros gastos pelo Benfica em Nicolás Gaitán. O argentino tem sido um dos atletas mais apadrinhados pelos adeptos encarnados nesta fase de preparação e é dele que se espera ver surgir grandes maravilhas ao longo da época, não fosse o facto de ter o “simples” papel de fazer esquecer o seu compatriota Ángel Di Maria, recentemente transferido para o Real Madrid.

Gaitán nasceu a 23 de Fevereiro de 1988 em San Martín, arredores de Buenos Aires. Com apenas nove anos foi descoberto por Ramón Maddoni, conceituado olheiro argentino reconhecido pela sua excelente prospecção de grandes estrelas, que o levou do Club Atletico El Provenir para o Boca Juniors. Desde então, a sua formação foi toda ela feita nas estruturas da Bombonera, sendo sempre destacado como uma das jovens pérolas da equipa.



Nome: Osvaldo Nicolás Fabián Gaitán
Nascimento: 23/02/1988 (22 anos)
Naturalidade: San Martín - Argentina
Altura: 173 cm
Peso: 67 kg
Posição: Médio-Ofensivo / Médio-Interior Esquerdo
Clube: SL Benfica
Nº Camisola: 20

Depois de todo um percurso promissor pelas escolas dos xeneizes, Gaitán fez a sua estreia na equipa principal a 6 de Janeiro de 2008. Apadrinhado pelo Arsenal de Sarandí, Gaitán acabaria por estar poucos minutos em campo, no entanto estava dado o mote para um futuro de sucesso, que se começou a desenhar logo na abertura do Torneio Apertura 2008, com um bis frente ao Huracán. Aos poucos, o jovem argentino foi conquistando o seu espaço na equipa e, pese embora a pouca utilização ao longo desse torneio – jogou apenas 100 minutos num total de 14 partidas –, “El Zurdo” contribuiria com quatro golos e duas assistências.

Ao serviço do Boca Juniors, Nicolás Gaitán deu sempre boas indicações que, aliás, lhe fizeram por merecer três chamadas à selecção principal argentina. A sua estreia com as cores da alviceleste deu-se a 30 de Agosto de 2009, pelas mãos de Diego Armando Maradona, num particular frente ao Gana. Quanto à última temporada, Gaitán voltaria a revelar-se com sete golos e seis assistências, que fizeram com que os dirigentes do Benfica abrissem os cordões à bolsa e despendessem uma boa quantia pela sua aquisição.

Nicolás Gaitán é um médio-ofensivo centro que pode também actuar em qualquer uma das restantes posições do ataque. Dotado de uma grande capacidade técnica e de um excelente pé esquerdo, o jovem argentino destaca-se pela boa condução de bola e pela magnífica visão de jogo. Adepto do futebol rápido, Gaitán é um jogador veloz e de finta curta, que gosta de pautar o ritmo de jogo e de visar a baliza sempre que possível.


Vídeo:

Ao que tudo indica, Gaitán será o substituto de Di Maria e actuará sobre o vértice esquerdo do losango montado por Jorge Jesus. Embora não seja uma posição muito familiar para o argentino, as suas prestações nos treinos têm sido bastante positivas e parece certo que será uma aposta regular do técnico encarnado. Se a sua adaptação ao futebol europeu se der na perfeição, é bem provável que vejamos Gaitán atingir um patamar semelhante ao que Di Maria ocupa neste momento, podendo dar mais valias não só desportivas como também financeiras ao clube da Luz.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário