sexta-feira, 2 de abril de 2010

Juan Cuadrado (Udinese Calcio)

Bookmark and Share

A atravessar um momento controverso, a Udinese luta actualmente pela manutenção na Serie A italiana. Apesar da formação transalpina estar a viver uma das piores fases da sua história, apresenta-se com uma boa estrutura a nível ofensivo. Contudo, irei debruçar-me sobre o sector defensivo desta equipa, mais propriamente sobre o lado direito. O jogador que desta vez vos trago chama-se Juan Cuadrado, e é um atleta que tanto cativa como confunde.

Cuadrado começou a dar os seus primeiros passos como futebolista nas escolas do Atlético Urabá e, em 2007, foi resgatado pelo Independiente Medellín, um dos clubes mais carismáticos da Colômbia. Em Janeiro de 2008 foi promovido à equipa principal do emblema sul-americano e impôs-se como titular indiscutível no onze do conjunto colombiano. No final da temporada decorrida o jovem defesa contabilizou dois golos em 21 jogos, tornando-se numa das revelações do campeonato colombiano.



Nome: Juan Guillermo Cuadrado Bello
Nascimento: 26/05/1988 (21 anos)
Naturalidade: Necoclí – Colômbia
Altura: 176 cm
Peso: 66 kg
Posição: Defesa-Direito
Clube: Udinese Calcio – Itália
Nº Camisola: 4

Em Maio de 2009, o jovem atleta recebeu a sua primeira chamada à Selecção principal da Colômbia, para os embates ante a Argentina e o Perú, referentes à qualificação para o Mundial 2010, porém acabaria por não saltar do banco de suplentes em nenhum dos jogos.

No início da presente temporada, alguns emblemas europeus não ficaram indiferentes às prestações da jovem promessa ao serviço do clube sul-americano, tendo a Udinese garantido a sua aquisição por cinco temporadas.

Em princípios de Novembro, o jogador de 21 anos fez a sua estreia oficial pela Udinese, num encontro frente ao Chievo Verona que acabou empatado a uma bola. Actualmente, o jovem colombiano contabiliza oito jogos ao serviço dos Bianconeri, quatro deles como titular.

Vídeo:

Apesar do jovem actuar em zonas mais recuadas do terreno, possui uma boa qualidade técnica e um poderoso remate de média/longa distância. Com grande fome de bola, Cuadrado faz todo o corredor direito, procurando estar sempre em cima da jogada, porém, muitas vezes, perde o timing certo das coisas… outras acerta e faz a diferença. Sem dúvida um talento puro, mas que necessita de ser aprimorado.

Gonçalo Nuno Oliveira

0 comentários:

Enviar um comentário