sábado, 13 de março de 2010

James Rodríguez (CA Banfield)

Bookmark and Share

Directamente da América do Sul, apresento-vos um jovem talentoso a brilhar no campeonato argentino e, sobretudo, na Copa Libertadores ao serviço do Banfield. Marcador de dois golos na última jornada da maior competição de clubes sul-americana, James Rodríguez é um jogador que tem sido cobiçado por emblemas de renome a nível mundial, nomeadamente Udinese e Juventus, podendo mesmo rumar ao Velho Continente já na próxima temporada.

“Jesse James” Rodríguez nasceu em Cúcuta a 12 de Julho de 1991, mas acabaria por se mudar para Ibagué com apenas três meses de vida. Dedicou-se à prática do futebol muito cedo e desde logo mostrou grande afinidade com a bola, ao conquistar a Copa Pony Malta, em 2004, na qual apontou 13 golos.

Com apenas 15 anos, o jovem estreou-se na segunda divisão colombiana, ao serviço do Envigado FC, e as suas boas actuações fizeram com fosse convocado para defender as cores da selecção da Colômbia, em 2007, no Campeonato Sul-Americano Sub-17. Com a camisola número 10 nas costas, Rodríguez foi uma das estrelas dos los cafeteros, ao apontar três golos, contribuindo para que se sagrassem campeões e se apurassem para o Mundial da categoria, realizado no mesmo ano na Coreia do Sul.



Nome: James David Rodríguez Rubio
Nascimento: 12/07/1991 (18 anos)
Naturalidade: Cúcuta - Colômbia
Altura: 178 cm
Peso: 78 kg
Posição: Extremo / Médio-Ofensivo
Clube: CA Banfield - Argentina
Nº Camisola: 13

Em 2008, depois de observarem alguns vídeos do jovem, os dirigentes do Banfield acertaram um empréstimo de duas épocas com o Envigado. Após alguns jogos a brilhar pelas camadas jovens dos argentinos, Rodríguez estreou-se na equipa principal a 7 de Fevereiro de 2009 e no jogo seguinte marcou o seu primeiro golo, convertendo-se no jogador estrangeiro mais jovem a participar e a facturar na liga.

Em Março, o clube comprou 50% do passe por 400 mil dólares e, com apenas 17 anos, o jovem terminava a sua primeira época na Argentina com um saldo bastante positivo, actuando perto de 300 minutos e marcando um tento.

No Apertura 2009, o jogador colombiano ganhou a confiança do técnico Julio César Falcioni e começou a aparecer com mais regularidade nos jogos dos Taladros. Brilhando ao lado de nomes como Walter Erviti e Santiago Silva, o jovem foi uma das figuras de proa do Banfield, que viria a conquistar o seu primeiro título local em 113 anos de existência. Titular em quase todos os jogos, Rodríguez terminaria o torneio com três golos, o melhor frente ao Vélez Sarsfield, e três assistências.

Dono de uma técnica bastante apurada e de um excelente pé esquerdo que lhe permite fazer grandes passes e apontar livres na perfeição, Rodríguez tanto pode actuar sobre os flancos como na típica posição 10. É daqueles jogadores que gosta de recuar para receber a bola e depois partir para cima dos adversários sempre com o esférico colado ao pé. Ágil e rapidíssimo, sobretudo a arrancar, o pequeno craque terá no físico o seu grande handicap, necessitando de ganhar mais corpo para poder ir ao choque com mais regularidade, mas também de melhorar a sua resistência, que por vezes o inviabiliza de completar algumas partidas.

Relativamente ao Clausura 2010, que vai ainda na 9ª jornada, o jovem colombiano conta já com um golo e uma assistência, porém é na Copa Libertadores que tem dado verdadeiramente que falar. Em três jornadas já disputadas, James Rodríguez apontou quatro dos oito golos do Banfield e partilha a liderança dos top scorers da prova com Kléber (Cruzeiro), Washington (São Paulo) e José Fernández (Alianza Lima).

Vídeo:

Segundo a imprensa italiana, a Juventus anda já a preparar a próxima temporada e terá ao seu dispôr, no próximo defeso, uma verba que oscilará entre os 25 e os 80 milhões de euros. No meio de possíveis alvos do clube de Turim, como Franck Ribéry ou David Villa, surge o nome de James Rodríguez, um jovem desconhecido por muitos, mas que para os que o acompanham faz relembrar Cristiano Ronaldo.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário