sábado, 6 de março de 2010

Georginio Wijnaldum (Feyenoord de Roterdão)

Bookmark and Share

Apreciador de campeonatos com papéis mais secundários na Europa, tenho seguido atentamente o campeonato holandês – diga-se de passagem, uma liga bastante interessante –, no qual tem havido alguns jogadores que me têm despertado alguma atenção. Neste post irei falar-vos de Georginio Wijnaldum, actualmente no Feyenoord, mas com todas as condições para poder dar o salto muito em breve.

Nascido e criado em Roterdão pela sua avó, Gini iniciou-se no clube local, no Sparta. Aos seis anos, ganhou dois títulos de campeão nacional do seu escalão, e, rapidamente, Ajax, PSV e Feyenoord demonstraram vontade de resgatá-lo ao modesto clube de Roterdão. Apesar do aperto dos colossos holandeses, o jovem atleta manteve-se no Sparta, onde viria a crescer e a amadurecer durante largos anos de formação.



Nome: Georginio Gregion Emile Wijnaldum
Nascimento: 11/11/1990 (19 anos)
Naturalidade: Roterdão – Holanda
Altura: 172 cm
Peso: 68 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Feyenoord de Roterdão– Holanda
Nº Camisola: 25


Sete épocas volvidas, Wijnaldum decidiu então mudar-se para o patamar maior do futebol dos Países Baixos, transferindo-se para o todo-poderoso da sua cidade natal, o Feyenoord.

Em Janeiro de 2007, semanas depois de completar 16 anos de vida, o jovem holandês foi convidado a treinar com a equipa principal. Em Abril do mesmo ano, estreou-se na Eredivisie, no triunfo do Feyenoord frente ao Groningen por 4-0, tornando-se no jogador mais jovem – 16 anos e 148 dias – a vestir a camisola da formação de Roterdão.

Com as cores das selecções holandesas, Wijnaldum esteve no campeonato europeu de sub-17, realizado na Bélgica, onde viria a espalhar magia pelos gramados belgas e contribuir para o terceiro lugar da sua selecção. Rapidamente, o seleccionador de sub-19 não hesitou, e decidiu convocá-lo para integrar o lote de jogadores da laranja mecânica, que, apesar dos bons desempenhos individuais da jovem promessa, acabou por falhar o apuramento para os Europeus da categoria em 2008 e 2009. Entretanto, com as suas boas exibições e com os colossos europeus a piscarem-lhe o olho, o clube holandês renovou o seu contrato até 2012.

Vídeo:

Portador de uma excelente qualidade técnica e velocidade, o seu porte físico é um dos aspectos a aprumar. Augurando-se um futuro bastante promissor, o jovem médio tem sido atentamente seguido pelos olheiros do Real Madrid, do Liverpool, do Chelsea e do AC Milan. Daqui a alguns anos, poderá estar, certamente, inserido no magnífico meio-campo da laranja mecânica, recheado de estrelas como Sneijder, Van der Vaart ou Robben.

Gonçalo Nuno Oliveira

0 comentários:

Enviar um comentário