segunda-feira, 22 de março de 2010

Adam Johnson (Manchester City FC)

Bookmark and Share

O nome do Manchester City aparece normalmente referenciado no momento em que se fala de uma grande tranferência. A aquisição do clube pelo multimilionário árabe Zayed al Nahyan, trouxe um novo poder económico aos citizens, que desde então têm concretizado tranferências de valores exorbitantes, apenas acessíveis a um grupo muito restrito de emblemas do futebol mundial. Robinho, Gareth Barry, Emmanuel Adebayor e Kolo Touré, são exemplos claros da força financeira que o City adquiriu nos últimos anos.

No entanto, e apesar de não ser manager nem olheiro de nenhum clube, tenho argumentos que cheguem para afirmar que não são os valores astronómicos que se gastam para construir um plantel que garantem o seu sucesso. O Real Madrid está fora da Champions League e o Manchester City que assumiu como primordial objectivo um lugar entre o top four da Premier League e o consequente apuramento para a Liga dos Campeões, tem o Tottenham e o Liverpool bem lançados para lhe dificultarem a tarefa.

Em Dezembro, o clube de Manchester adquiriu o passe de Adam Johnson ao Middlesbrough por quatro anos e meio. Os seis milhões de libras que gastaram com a sua compra são trocos comparado com o que foi dado por outros jogadores no início da época. E o que é certo, é que Adam Johnson tem mostrado aos responsáveis dos citizens que a compra de jovens valores e a aposta na formação poder-lhes-á poupar muitos milhões. Talvez no dia em que o petróleo começar realmente a escassear, o senhor Zayed al Nahyan me dê ouvidos...



Nome: Adam Johnson
Nascimento: 14/07/1987 (22 anos)
Naturalidade: Sunderland - Inglaterra
Altura: 175 cm
Peso: 62 kg
Posição: Extremo-Esquerdo
Clube: Manchester City FC - Inglaterra
Nº Camisola: 11

Apesar de ter nascido em Sunderland, Adam Johnson foi inserido ainda muito jovem nas escolas do Middlesbrough. Ele e os ex-colegas de equipa no boro - David Wheater, Tony McMahon e Andrew Taylor -, brilharam na época de 2003/2004 ao ganharem a FA Youth Cup. Em 17 de Março de 2005, ainda com 17 anos, Johnson estreou-se pela equipa sénior, logo num jogo da Taça Uefa frente ao Sporting. Cerca de seis meses depois, o jovem jogador fez o seu primeiro jogo na Premier League, ao substituir Stewart Downing numa vitória caseira frente ao Arsenal.

O primeiro golo oficial pelo Middlesbrough surgiu na temporada de 2005/2006, numa partida frente ao Bolton. Na época de 2006/2007, Adam Johnson foi emprestado ao Leeds United, mas a crise financeira do clube não lhe deu tempo para dar nas vistas. Em Setembro de 2007 foi emprestado durante três meses ao Watford e em 12 jogos marcou por 5 vezes, efectuando exibições brilhantes. Por coincidência ou não, o emblema da Championship sentiu grandes dificuldades depois da sua saída, no mercado de Inverno.

Esta temporada, com a relegação do boro ao segundo escalão inglês e com a saída de Stewart Downing para o Aston Villa, Adam Johnson ganhou um papel de extrema importância na equipa, assumindo-se claramente como um dos criativos ao serviço de Gordon Strachan. Nas primeiras 3 jornadas do Middlesbrough na Championship, Johnson foi autor de 3 dos 5 golos da sua equipa. Até ser vendido ao Manchester City na abertura do mercado de Inverno, a jovem promessa facturou 8 golos.

No dia 1 de Fevereiro deste ano, e depois de muitos rumores na imprensa, os citizens concretizaram finalmente a sua transferência. Uma semana depois Adam Johnson fez a sua estreia, substituindo Stephen Ireland frente ao Hull City. Três dias depois, contra o Bolton, o jovem jogador fez a sua estreia no 11 inicial e foi eleito o homem do jogo. O seu primeiro golo surgiu contra o Sunderland.

Na selecção inglesa desde o escalão de sub-19, Adam Johnson foi chamado aos sub-21 para o campeonato europeu da categoria, que teve lugar em 2009 na Suécia. Na competição marcou por duas vezes e fez um punhado de boas exibições, sendo considerado o homem do jogo frente à poderosa Alemanha. Já este ano, o jovem jogador foi convocado pela primeira vez por Fabio Capello à selecção principal de Sua Majestade, estando entre os 30 eleitos para um amigável frente ao Egipto. Apesar de não ter ficado nos 23 finais, este foi um sinal de que Capello tem observado Johnson de perto e que conta com ele para o futuro da selecção inglesa. Quiçá, não o chame já para o Mundial...

Ao aproveitar da melhor maneira a lesão do colega de equipa Shaun Wright-Phillips, Adam Johnson tem-se afirmado de jogo para jogo na formação de Roberto Mancini. No jogo passado, frente ao Sunderland, a jovem promessa entrou para substituir o internacional inglês que recuperou a tempo de jogar na equipa inicial, e marcou o golo do empate (1-1), sendo considerado também o melhor em campo. Espera-se um futuro promissor para este jogador, que poderá brilhar no futebol inglês tal como estrelas do gabarito de Ashley Young, Aaron Lennon, David Beckham, James Milner e Wright-Phillips.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário