terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Reimond Manco (PSV Eindhoven / Club Juan Aurich de Chiclayo)

Bookmark and Share

Apesar de neste momento não estar a actuar na Europa, dedico este post a Reimond Manco, actualmente no Juan Aurich do Perú, por empréstimo do PSV. Este é mais um daqueles step-overs que usa (e abusa) da finta, e seguramente, um jovem que ainda tem muito talento para demonstrar.

Descendente de uma família bastante humilde, sem grande poder financeiro, Manco nasceu nos bairros pobres de Lima. Aos dois anos emigrou para a Venezuela com os seus pais devido a problemas económicos, e mais tarde, aos oito anos, regressou à sua terra natal.

Iniciou-se na Academia de Cantolao, onde se destacou no seu escalão. Em 2004, o Alianza Lima assegurou a sua aquisição, mas foi em 2007 que emergiu a sua imensa capacidade futebolística. Ao serviço da sua nação, o jovem peruano esteve em evidência no campeonato sul-americano de sub-17, onde no final da prova foi condecorado como o melhor jogador da competição, à frente de outros grandes nomes como o de Lulinha, garantindo também a passagem da sua selecção ao mundial da Coreia de sub-17. No mesmo ano, estreou-se pelo Alianza Lima, sendo eleito o jogador revelação do ano da Liga Peruana.



Nome: Reimond Orángel Manco Albarracín
Nascimento: 26/08/1990 (19 anos)
Naturalidade: Lima – Perú
Altura: 172 cm
Peso: 62 kg
Posição: Médio-Ofensivo / Avançado
Clube: Club Juan Aurich de Chiclayo (Emprestado pelo PSV Eindhoven) – Perú
Nº Camisola: 27



Depois das suas fantásticas exibições, “choveram” propostas dos mais mediáticos clubes europeus. Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Liverpool, Manchester United, Inter de Milão e Werder Bremen pretendiam assegurar a contratação do jovem prodígio, mas foi o PSV que venceu esta “guerrilha”. Em princípios de 2008 o emblema holandês anunciou a sua transferência para Eidhoven, que se veio apenas a consumar no início da época 2008/2009, tendo o jogador assinado um contrato válido por cinco temporadas. O jovem de 19 anos ficou com a camisola 17, que pertencia ao seu compatriota Jefferson Farfán, que entretanto foi vendido aos alemães do Schalke 04.

No entanto, apesar de o jovem médio marcar num amigável frente ao Newcastle United no início da temporada e ter sido um elemento fundamental no empate contra o Heereveen (2-2), quando a sua equipa perdia por 2-0, rumou para o Willem II – também da 1ª divisão holandesa – a título de empréstimo, de modo a adaptar-se ao futebol europeu.

No PSV apenas realizou três jogos, contabilizando uma assistência, acabando por ingressar no Willem, onde também acabou por jogar pouco, devido a uma grave lesão.

Já nesta temporada, no mercado de Inverno, Manco voltaria a ser cedido, regressando ao seu país de origem, para jogar com as cores do Juan Aurich. Ao momento, a pérola sul-americana tem sido decisiva nos embates para a Copa Libertadores – o equivalente à Liga dos Campeões –, deixando a “torcida” do emblema peruano bastante satisfeita com o seu rendimento.

Vídeo:

Muitas vezes comparado com Lionel Messi, devido às suas características físicas, Reimond Manco é um jogador bastante polivalente, podendo actuar em qualquer zona do meio-campo ofensivo – seja na esquerda, na direita ou no centro – e também como segundo avançado. Dotado de imensa capacidade técnica e portador de uma espantosa velocidade, caso se adapte ao futebol do velho continente, é capaz de se tornar num futebolista destinado a “brilhar” em grandes palcos do desporto rei.

Gonçalo Nuno Oliveira

0 comentários:

Enviar um comentário