quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sergio Canales (Racing Club de Santander / Real Madrid FC)

Bookmark and Share

Se existe um meio-campo perfeito no mundo do futebol, esse é certamente o da selecção espanhola. A cultura táctica de Xavi, a magia de Fàbregas e a destreza de Iniesta não deixa nenhum apaixonado pelo desporto-rei indiferente às suas qualidades, que muitas vitórias tem rendido à selecção de nuestros hermanos. Para além destas estrelas, poderia ainda falar de nomes sonantes como Xabi Alonso ou Marcos Senna, mas dedicarei este post exclusivamente a um jovem que não tardará a ser uma peça deste meio-campo de luxo. Falo-vos de Sergio Canales, a nova grande revelação do campeonato espanhol que alinha no Racing de Santander e que se tornou na mais recente contratação de Florentino Pérez para o Real Madrid.

Depois de ingressar nas camadas jovens do Racing de Santader, com apenas 11 anos de idade, Sergio Canales não mais mudou de clube, permanecendo na formação de Cantabria até aos dias de hoje. O seu valor desde logo foi reconhecido pelas pessoas mais próximas, numa altura em que começava a ganhar prémios individuais que o distinguia dos demais jovens.

O seu primeiro troféu foi conquistado aos 12 anos, tornando-se no melhor jogador de um torneio local. Em sub-17, conquistou o campeonato da Europa ao serviço da selecção espanhola e, em sub-18, o prémio de melhor jogador da Copa Atlántico – um campeonato europeu não oficial. Este acumular de prémios, que se agregava às boas prestações nos jogos em que participava, deixava os adeptos do Racing com “água na boca” e desejosos de o verem subir à equipa principal.



Nome: Sergio Canales Madrazo
Nascimento: 16/02/1991 (18 anos)
Naturalidade: Santander - Espanha
Altura: 176 cm
Peso: 65 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Racing Club de Santander (Em 2010/2011: Real Madrid FC) - Espanha
Nº Camisola: 27



Foi então que na pré-época 2008/2009 o técnico Juan Ramón López Muñiz decidiu integrá-lo na comitiva sénior que seguiu para preparação em Bad Kreuznach (Alemanha). Apesar disso, Canales pouco haveria de jogar ao longo dessa temporada, servindo esta apenas para alimentar ainda mais a esperança que os adeptos racinguistas depositavam no jovem, uma vez que os cem minutos em que havia actuado não davam para tirar grandes ilações quanto ao seu real talento.

Mas tudo mudou com o início da nova época, mais precisamente com a chegada do actual treinador Miguel Angel Portugal. Portugal substituiu Juan Carlos Mandiá no comando técnico do Santander à 11ª jornada, num momento em que o clube ocupava os lugares de despromoção com apenas uma vitória. Desta forma, o novo técnico viu-se obrigado a fazer várias alterações na equipa, com o objectivo de mudar o rumo dos acontecimentos deste prestigiado clube que se vem aguentado no primeiro escalão de Espanha há já sete anos.

Logo no seu primeiro jogo, Miguel Angel Portugal fez entrar Sergio Canales aos 61 minutos em pleno Santiago Bernabéu, frente ao Real Madrid, demonstrando desde logo a confiança que depositava no jovem. Canales que apenas tinha jogado 34 minutos com Mandiá, via assim a possibilidade de se poder afirmar na equipa, agora sob as ordens de Portugal. A sua primeira titularidade foi-lhe concedida no novo estádio Cornelá-Prat frente ao Espanhol de Barcelona, numa partida em que acabou mesmo por bisar, contribuindo assim para uma goleada que ficou selada em 4-0. Desde aí, a promessa espanhola passou a ser uma aposta regular do timoneiro do Racing, contribuindo preciosamente para a equipa ultrapassar o mau início de temporada e subir para o meio da tabela.

Dos cinco golos que marcou até ao momento, os dois apontados no Sánchez Pizjuán foram de uma classe extraordinária para um miúdo de 18 anos, ambos dignos de destaque na imprensa desportiva mundial. Se o primeiro foi magnífico, ao fazer um belo chapéu sobre o guardião sevilhista Andrés Palop, o segundo fez reavivar a memória dos mais velhos, relembrando um golo apontado por Diego Armando Maradona na década de 80.

Vídeo:

Desde a exibição esplendorosa frente ao Sevilha, os grandes clubes mundiais entraram numa luta acesa para a compra do passe do craque espanhol, mas viria a ser o Real Madrid a conseguir tal proeza, condecorando os cofres do Racing com sete milhões de euros. Porém, os madrilenos decidiram adoptar novamente uma política que tem feito alguns dos seus jovens ganhar maturidade e experiência (casos de Garay e Joselu), cedendo Canales ao Racing até ao final da próxima temporada. Os adeptos racinguistas não deverão, desta forma, ficar desapontados com a venda do jovem, uma vez que terão a honra de poder ver in loco, por mais uma época, a magia deste novo craque espanhol…

Pedro Nogueira

1 comentários:

Anónimo disse...

Coitado foi estragar uma magnifica carreira que poderia ter ao ir para o Real Madrid. Espero que ainda consiga fugir daquele clube a tempo.

17 de abril de 2010 às 20:37

Enviar um comentário