terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Jack Collison (West Ham United FC)

Bookmark and Share

Depois de 22 jornadas da Premier League inglesa, a tabela classificativa começa a ganhar alguns contornos e os clubes que se encontram em dificuldades para se manterem na primeira divisão e ao mais alto nível começam a sentir alguma pressão. Depois de uma óptima classificação na época transacta, o West Ham, de Gianfranco Zola, encontra-se numa luta feroz para se afastar dos lugares de despromoção e as próximas jornadas ditarão muito do futuro deste histórico clube londrino.

Jack Collison tem sido uma aposta segura do treinador italiano ao longo desta temporada e apesar dos maus resultados da sua equipa, o jovem galês só se tem que sentir satisfeito com o seu nível exibicional e com a crescente importância na formação dos hammers. Os ensinamentos que adquiriu na famosa formação do clube de West London começam agora a ter os seus efeitos práticos e com certeza que esta jovem promessa terá um papel importante para a sua equipa na ponta final do campeonato.

Jack Collison iniciou a sua carreira no Peterborough United. Mais tarde alinhou no Cambridge United, mas foi forçado a procurar um novo clube devido aos problemas financeiros desta equipa. Despertou o interesse do West Ham e rapidamente se mostrou como mais um excelente produto da formação dos londrinos, como são os casos de Frank Lampard e Joe Cole, jogadores de nível mundial.



Nome: Jack David Collison
Nascimento: 02/10/1988 (21 anos)
Naturalidade: Watford - Inglaterra
Altura: 182 cm
Peso: 87 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: West Ham United FC - Inglaterra
Nº Camisola: 31


A sua ascensão na formação dos hammers deu-se a grande velocidade e em Novembro de 2007, a jovem promessa foi pela primeira vez convocada para a equipa principal, num jogo frente ao Bolton Wanderers. Pouco depois, Collison estreou-se na Premier League, ao substituir Fredie Ljungberg numa partida frente ao Arsenal. Em Abril de 2008, o galês fez o seu primeiro jogo como titular, colmatando a ausência por lesão de Mark Noble.

Na recente temporada, Jack Collison tem-se assumido como um elemento titular no xadrez de Zola. A sua regularidade e competência têm satisfeito o manager italiano que o elogiou pelo seu carácter aquando da morte do seu pai num acidente de mota. Frente ao Hull City, já esta época, o jovem jogador marcou o seu primeiro golo como sénior, facturando o segundo logo na jornada seguinte.

Apesar de ter nascido em Inglaterra, Jack Collison optou por jogar pela selecção do País de Gales, devido à ascendência galesa da parte do seu pai. Craig Bellamy, companheiro de selecção, foi quem alertou o seleccionador galês para este facto, que após o ter observado logo o convocou para a selecção de sub-21 desse país. A sua estreia pelo escalão de sub-21 deu-se frente à Bósnia e logo com um golo, numa vitória folgada por 4-0.

Hoje, Collison é uma presença regular na selecção galesa e Craig Bellamy assume-se como um dos seus principais admiradores. "Eu vejo o Jack a fazer treinos-extra todas as noites. Se os jogadores jovens querem ter um bom início de carreira, então terão que lhe seguir o exemplo", disse. Em Novembro de 2009, a jovem promessa esteve presente entre os três finalistas para a nomeação do melhor jogador jovem galês do ano, juntamente com Simon Church e Aaron Ramsey.

Dadas as dificuldades do West Ham em fugir à despromoção, Collison terá nos próximos jogos uma grande oportunidade para mostrar o seu verdadeiro valor e provar se realmente é um jogador a ter em conta para o futuro da selecção do País de Gales e do West Ham, ou se, pelo contrário, não se trata apenas de mais uma promessa com os dias contados...

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário