terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Daniel Sturridge (Chelsea FC)

Bookmark and Share

Com o início da Taça das Nações Africanas, a competição de maior relevo da Conferação Africana de Futebol, que se realiza de dois em dois anos durante o mês de Janeiro, alguns dos gigantes europeus perdem os seus maiores valores provenientes do continente africano, obrigando os treinadores a remendar os buracos deixados no seu sistema táctico, devido à ausência destes jogadores.

O Chelsea foi um dos clubes da Premier League mais afectado pela realização da CAN deste ano, perdendo de uma assentada estrelas como Didier Drogba, Essien, Kalou e Obi Mikel. Assim, Carlo Ancelotti terá que apostar em jogadores menos utilizados até ao momento, como é o caso de Daniel Sturridge. Para já, o jovem inglês começou a tarefa de substituir a enorme sombra de Drogba com o seu talentoso pé esquerdo bem afinado, facturando dois golos frente ao Watford, na vitória folgada por 5-0 dos blues, em jogo para a Taça de Inglaterra.

Nascido em Birmingham, Sturridge iniciou a sua carreira no local Aston Villa. Proveniente de uma família de futebolistas: o seu pai Michael Sturridge jogou no Birmingham City e os seus tios Simon e Dean Sturridge também foram jogadores profissionais, a jovem promessa não se manteve muito tempo nos The Villans, transferindo-se em 2002 para o Coventry City e um ano mais tarde para a Academia do Manchester City.



Nome: Daniel Andre Sturridge
Nascimento: 09/01/1989 (20 anos)
Naturalidade: Birmingham - Inglaterra
Altura: 188 cm
Peso: 76 kg
Posição: Avançado
Clube: Chelsea FC - Inglaterra
Nº Camisola: 23



No ano de 2006, durante a FA Youth Cup, Daniel Sturridge realizou um punhado de excelentes exibições, apontando quatro golos até à final da prova e mais dois no jogo decisivo, que não foram suficientes para evitar uma derrota por 3-2 frente ao poderoso Liverpool. No entanto, as suas performances foram suficientes para convencer os azuis de Manchester a assinar o primeiro contrato profissional com o jogador, no verão desse ano.

A partir da época de 2007/2008, Danny Sturridge começou a integrar com mais frequência a equipa principal do Manchester City, revelando-se um suplente de grande impacto em algumas partidas. O seu primeiro golo como jogador profissional foi apontado num jogo da FA Cup, frente ao Sheffield United. Três dias depois, facturou pela primeira vez na Premier League, num jogo contra o Derby County.

No final da época de 2008/2009, Daniel Sturridge não aceitou renovar com o Manchester City e assinou contrato com o Chelsea, rumando desta feita a Londres. A sua estreia oficial com a camisola do clube londrino foi feita em jogo com o Sunderland, no dia 18 de Agosto de 2009. Na última partida, realizada no Boxing Day, frente ao Birmingham City, Sturridge fez o seu primeiro jogo fora como titular ao serviço do seu novo clube.

Até agora a jovem promessa ainda não facturou qualquer golo na Premier League pela formação orientada por Carlo Ancelotti, mas com as ausências de Didier Drogba e de Nicolas Anelka (lesionado) certamente que o prodígio inglês irá fazer o gosto ao pé pela primeira vez na melhor liga do planeta Terra. Ancelotti expressou no final do jogo com o Watford uma enorme confiança no seu avançado e com certeza irá apostar nele em força durante os próximos jogos.

A nível internacional, o jovem fez parte das diversas selecções jovens do seu país por 15 ocasiões, contando, até ao momento, com uma impressionante média de quase 0,7 golos/jogo.

Vídeo:

Na minha opinião, o mês de Janeiro irá revelar se o Chelsea poderá efectivamente roubar o tetracampeonato ao Manchester United de Sir Alex Ferguson e Sturridge será fundamental para tirar essas ilações.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário