segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Jennison Myrie-Williams (Dundee United FC)

Bookmark and Share

Devido à ausência de jogos para a Liga Vitalis há dois fins-de-semana atrás, a Sport TV decidiu transmitir um jogo da liga escocesa (bom jogo, diga-se de passagem), no qual o Dundee United recebeu no seu terreno o Celtic de Glasgow, vencendo por 2-1. Nesta partida, fiquei surpreendido com a prestação de vários jogadores da equipa da casa, especialmente da de um extremo-direito canhoto, de seu nome Jennison Myrie-Williams, a quem lhe dedico este espaço. Este desconhecido jovem inglês fez um grande jogo e foi dos seus pés que saiu quase todo o perigo do Dundee, colocando por várias vezes a defesa do Celtic com a cabeça em água… que o diga o lateral-esquerdo Danny Fox.

Nascido em Londres, a 17 de Maio de 1988, Myrie-Williams mudou-se para a cidade de Bristol durante a sua adolescência, acabando por integrar as escolas do Bristol City quando tinha 14 anos de idade. Todo o seu percurso de formação foi feito nesta academia, e no decorrer da época 2005/2006 subiu pela primeira vez à equipa senior, estreando-se oficialmente com a camisola dos Robins no último jogo da temporada, frente ao Southend United.

A época que se seguiu foi bastante proveitosa para o jovem (2 golos e 2 assistências em 35 jogos e chamada aos sub-18 de Inglaterra), ajudando a equipa a subir da 3ª para a 2ª divisão inglesa. Contudo, a sua tenra idade exigia-lhe a aquisição de mais experiência e maturidade, para que pudesse actuar num campeonato tão competitivo como o é o Coca-Cola Championship.



Nome: Jennison Myrie-Williams
Nascimento: 17/05/1988 (21 anos)
Naturalidade: Londres - Inglaterra
Altura: 180 cm
Peso: 76 kg
Posição: Extremo-Direito
Clube: Dundee United FC - Escócia
Nº Camisola: 7



Os dirigentes do Bristol decidiram, então, que era o momento ideal para o fazer rodar nos escalões inferiores de Inglaterra e optaram por cedê-lo a equipas com um grau de competitividade mais baixo. Nos primeiros três meses da temporada, Myrie-Williams defendeu as cores do Cheltenham Town (da 3ª divisão), acabando por rumar ao Tranmere Rovers (da mesma divisão) em Novembro. O período de empréstimo, que inicialmente fora acordado em um mês, viria a ser alargado posteriormente, acabando o jovem por permanecer no clube até final da temporada.

Na época 2008/2009, o técnico do Bristol voltou a prescindir do jovem e este ingressou pela segunda vez no Cheltenham Town. Mais uma vez, Myrie-Williams não voltou a ter sucesso na equipa e até final da temporada foi emprestado a mais dois clubes: Carlisle United e Hereford United (ambos despromovidos no final da temporada).

Myrie-Williams parecia destinado a actuar em equipas pouco ambiciosas e arredado de vez das convocatórias da selecção, até que, surpreendentemente, surgiu uma proposta do primodivisionário escocês Dundee United. Ao que tudo indica, o técnico Craig Levein já andava a sondar o jovem inglês há cerca de duas temporadas e não hesitou na hora de lhe propor um contrato de dois anos. Aos poucos, Myrie-Williams tem vindo a conquistar o seu espaço na equipa e nos últimos jogos tem vindo a ser titular, revelando-se já como um dos jogadores mais influentes da equipa.

Vídeo:

Pelo que vi na partida frente aos católicos de Glasgow, Myrie-Williams é um jogador virtuoso, com boa técnica e veloz, que tem ainda uma grande margem de progressão. Com apenas 21 anos de idade, este jovem jogador tem uma oportunidade de ouro de voltar a ser chamado às selecções da Inglaterra e de se afirmar definitivamente num clube com grande visibilidade na Europa.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário