segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Fran Mérida (Arsenal FC)

Bookmark and Share

Neste post trago-vos outra pérola proveniente da Premier League inglesa. Francisco Mérida, mais conhecido por Fran Mérida é mais um jogador de grande qualidade ao serviço do Arsenal. Com o seu contrato a terminar em 2010 caberá a Arséne Wenger a decisão da renovação. Pretendentes não faltam, com o Atlético de Madrid a encabeçar pomposamente essa lista.

Fran Mérida iniciou a sua carreira de futebolista nas camadas jovens do Barcelona, apenas com oito anos de idade. Tal como havia acontecido com Cesc Fàbregas, a sua transferência para Inglaterra esteve envolta em polémica. O Arsenal, um dos exímios caçadores de promessas espanholas a par do Liverpool de Rafa Bénitez, não perdoou e assegurou os direitos da jovem promessa sem dar qualquer compensação ao clube que o formou. O Barcelona perdia assim outra grande promessa (apenas com 15 anos na altura).



Nome: Francisco Mérida Pérez
Nascimento: 04/03/1990 (19 anos)
Naturalidade: Barcelona - Espanha
Altura: 175 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Arsenal FC - Inglaterra
Nº Camisola: 32



O seu primeiro contrato profissional foi assinado no dia em que completou 17 anos. Logo no primeiro jogo ao serviço dos gunners Fran Mérida facturou, num amigável contra o Boreham Wood. Os seus primeiros minutos num jogo oficial deram-se em 2007, numa partida da Carling Cup frente ao Newcastle. O seu primeiro tento em competições oficiais foi apontado na úlima quarta-feira, frente ao Liverpool, em jogo da 4ª eliminatória da Carling Cup. Nesta partida o jovem espanhol marcou e foi eleito um dos melhores jogadores em campo, levando o seu treinador a descrevê-lo como um jogador "absolutamente espectacular!"

Antes disto, Francisco Mérida esteve um ano emprestado à Real Sociedad, equipa que lhe deu algum ritmo e experiência. Nessa época, Mérida marcou um golo e fez seis assistências, marca notável para um jovem apenas com 17 anos.

A nível internacional, Mérida teve o seu maior sucesso no ano de 2007, ao ser uma das estrelas da selecção espanhola de sub-17, formação que venceu o campeonato europeu da categoria nesse ano. Já esta época, o jovem jogador foi chamado à selecção de sub-20 para o Campeonato Mundial desse escalão, assumindo um papel de grande importância ao longo da competição.

Vídeo:

Aliando a inteligência táctica à rapidez de processos e visão de jogo, Francisco Mérida tem inúmeras semelhanças com o seu compatriota Fàbregas. Caberá a Arsène Wenger a tarefa de criar condições para que estes dois jogadores se entendam, pois caso isso aconteça, o Arsenal poderá tornar-se uma equipa bastante mais sólida. No início da época, o treinador da formação londrina esteve prestes a deixar sair o jovem jogador por empréstimo para o Levante, mas rapidamente mudou de ideia afirmando que Mérida tem "demasiada qualidade" para dispensar o seu contributo.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário