sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Alan Dzagoev (CSKA Moscovo)

Bookmark and Share

Numa altura onde o futebol russo tem registado significativas melhorias a nível de qualidade de jogo, como ficou patente no Euro 2008 com a campanha espectacular da equipa de Guus Hiddink e pela conquista da extinta Taça UEFA em 2007/2008 pelo Zenit, dedico este post a Dzagoev, a maior promessa da Rússia que se tem exibido a bom nível pelo seu clube.

Nascido e criado em Beslan, Alan iniciou a prática do desporto-rei numa academia de futebol denominada Yunost Vladikavkaz, de onde sairia para o Krylya Sovetov em 2006, que, por esta altura, actuava na segunda divisão. O médio acabaria por realizar uma boa temporada no clube, levando a que o poderoso CSKA avançasse para a sua contratação em Dezembro de 2007, após várias observações dos responsáveis do clube.

Inicialmente, e tendo em linha de conta o seu processo evolutivo, o atleta jogaria pelas reservas dos moscovitas, de forma a poder adaptar-se mais rapidamente às ideias de jogo. Contudo, Dzagoev sempre evidenciou uma maturidade invulgar para um jovem da sua idade, para além de possuir qualidades bastantes promissoras, levando Valeri Gazzaev, técnico da formação sénior, a incluí-lo no plantel principal e a possibilitar-lhe a estreia no campeonato russo.



Nome: Alan Elizbarovich Dzagoev
Nascimento: 17/06/1990 (19 anos)
Naturalidade: Beslan - Rússia
Altura: 179 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: CSKA Moscovo - Rússia
Nº Camisola: 10


Apesar de ser ainda muito jovem, o talentoso médio provou que a camisola moscovita "não lhe pesava", mostrando ser um jogador com uma capacidade técnica considerável, uma excelente visão de jogo, sendo ele o principal dinamizador do jogo da equipa. Beneficiando da saída do brasileiro Daniel Carvalho, que havia sido cedido ao Internacional, o jovem agarrou o lugar na equipa titular, fazendo uma boa dupla de ataque com Vagner Love, destacando-se pelas suas assistências para golo mas também pelo facto de aparecer frequentemente em zonas de finalização, como comprovam os oito tentos marcados na época transacta.

Tendo saltado para a ribalta após apontar dois golos ao rival Zenit, Dzagoev fez uma boa campanha na Taça UEFA, onde facturou por três vezes, o que aliado ao facto de ter ganho o prémio de melhor jogador jovem do campeonato russo com apenas 18 anos, levou o técnico Guus Hiddink a chamá-lo para actuar pela selecção russa. Acabaria por se estrear frente à poderosíssima Alemanha, numa partida a contar para a fase de qualificação para o Mundial 2010, tornando-se mesmo o segundo jogador mais novo a jogar pela sua selecção, apenas suplantado pelo guardião e seu colega de equipa Igor Akinfeev.

Actualmente sob a orientação de Juande Ramos no CSKA, o médio tentará continuar a efectuar boas exibições com o objectivo de ser convocado para o Mundial caso a Rússia consiga, obviamente, passar os play-off.

Vídeo:

O talento deste jovem é, sem dúvida, indesmentível, justificando, desta forma, a comparação feita a Arshavin, bem como o facto de a imprensa internacional lhe augurar um futuro promissor num clube europeu de maiores dimensões, tendo mesmo já sido aventado o nome do Real Madrid como interessado no concurso deste jovem.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário