sábado, 12 de setembro de 2009

Miroslav Stoch (Chelsea FC / FC Twente)

Bookmark and Share

O facto da FIFA proibir o Chelsea de contratar jogadores até Janeiro de 2011 é um dos temas do momento no que ao futebol diz respeito. Desta forma, e sendo os atletas emprestados, a par dos jovens da formação, os únicos que os londrinos podem resgatar para remodelar o plantel ou colmatar uma eventual saída, decidi falar-vos de Miroslav Stoch, um jovem cedido pelos blues ao Twente e que tem todas as condições para ser o grande reforço durante este período crítico da equipa.


Miroslav Stoch era uma criança que não conseguia viver sem uma bola. Assim sendo, e apercebendo-se de que o seu progenitor realmente aparentava ter valor, o seu pai decidiu colocá-lo no clube da terra, o FC Nitra. Mino, com é conhecido no seio da família, desde logo demonstrou os seus dotes e as suas habilidades com a bola, o que o fizeram caracterizar-se como um dos melhores e mais talentosos jogadores da formação. Reconhecido como um atleta bastante esforçado e que se empenha ao máximo nas tarefas realizadas nos treinos, Stoch foi aprimorando os seus pontos mais fracos, chegando mesmo a apresentar-se no campo de treinos bem mais cedo do que os seus companheiros, com o intuito de aperfeiçoar o seu remate. Desta forma, as vitórias colectivas e os reconhecimentos individuais em vários torneios acabaram por aparecer com naturalidade.

Numa altura em que vinha a destacar-se pela selecção eslovaca de sub-17, Stoch foi integrado nos treinos do plantel principal dias depois de ter apontado um hat-trick ao serviço da mesma. Essa integração remonta a 2004, o que significa que o jovem teria de esperar cerca de um ano para poder estrear-se na principal liga da Eslováquia, sendo que a idade mínima exigida para tal é de 16 anos. Ao longo desse ano o jovem evoluiu bastante, e poucos dias depois de obter os 16 anos foi-lhe concedida finalmente a tão ansiada estreia num jogo perante o Dubnica, ficando desde logo para a história como um dos jogadores mais jovens a estrear-se na Corgon Liga.



Nome: Miroslav Stoch
Nascimento: 19/10/1989 (19 anos)
Naturalidade: Nitra - Eslováquia
Altura: 168 cm
Peso: 64 kg
Posição: Médio-Ofensivo / Extremo
Clube: Chelsea FC (Emprestado ao FC Twente) - Inglaterra
Nº Camisola: 15


Em 2006, vários clubes mostraram-se interessados na sua aquisição, mas foi para o Chelsea que o jovem acabou por rumar, depois de ter participado inclusive num campo de férias pelos franceses do OGC Nice. Esta contratação por parte dos londrinos foi uma surpresa para várias pessoas, seguramente para aquelas que ainda não o tinham visto com a bola nos pés. A sua velocidade e criatividade rapidamente encantaram os técnicos dos blues, que num curto espaço de dois anos fizeram-no ascender da equipa sub-18 para as reservas. Pelo meio desta transição o jovem eslovaco, que diz basear-se no estilo de jogo dos brasileiros Ronaldinho e Ronaldo, tornou-se ainda no melhor marcador da equipa sub-18 com 11 golos.

Com a chegada de Luiz Felipe Scolari ao comando do Chelsea no início da época 2008/2009, o jovem eslovaco, ao ser parte integrante do plantel principal, teve uma oportunidade de ouro para evoluir. Ao lado de jogadores como Lampard, Drogba ou Anelka, Stoch não só realizava um sonho de os ver actuar ao vivo como tinha o prazer de jogar com eles, de partilhar a mesma bola. A sua estreia oficial deu-se a 30 de Novembro de 2008, e quem melhor que o Arsenal para o apadrinhar. No final da temporada, Stoch não contabilizava mais do que 30 minutos na Premier League, ainda que fosse tempo suficiente para verificar que tem uma técnica apuradíssima e que não se intimida na hora de romper as defensivas adversárias. Certamente que não foi utilizado tanto tempo quanto pretendia, contudo o mais importante era ter aprendido e evoluído ao lado de jogadores de classe mundial.

O ano de 2009 ficou igualmente marcado pela sua primeira internacionalização ao serviço da selecção principal eslovaca (a 10 de Fevereiro frente à Ucrânia), bem como pelo seu primeiro golo (a 6 de Junho frente ao São Marino). No início da nova temporada, Stoch foi cedido aos holandeses do Twente e desde então tem sido titularíssimo no conjunto orientado por Steve McClaren. A frente demolidora que forma com Blaise N’Kufo e Bryan Ruiz é, à partida, uma garantia para os adeptos dos tukkers de que haverá constantes desequilíbrios ofensivos e golos com fartura.

Vídeo:

Miroslav Stoch é um dos jogadores que se integra na lista de empréstimos e certamente fará tudo para convencer o actual técnico Carlo Ancelotti a chamá-lo novamente. Dedicação e empenho não faltarão com certeza a este jovem; apenas resta saber se as suas exibições ao serviço do Twente fazem-lhe merecer um regresso aos blues.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário