terça-feira, 22 de setembro de 2009

Miralem Pjanić (Olympique Lyonnais)

Bookmark and Share

Como apreciador de bom futebol que gosto de ser, não podia deixar de acompanhar de perto a, considerada por muitos, maior competição de clubes do mundo, a tão aclamada Liga dos Campeões. Entre vários jovens que vi alinhar agradaram-me particularmente Thomas Müller, um nome que, no entanto, já não me era estranho, e, sobretudo, Miralem Pjanić. Este último também já me tinha suscitado um certo interesse aquando do superficial acompanhamento da Liga Francesa, mas que me levou a dedicar-lhe este post depois do decisivo golo apontado à Fiorentina na passada quarta-feira.

Tal como o seu compatriota Marko Marin (já aqui referenciado), Pjanić também foi obrigado a emigrar muito cedo devido à guerra existente na antiga Jugoslávia. O país escolhido foi o Luxemburgo, sendo que ainda muito jovem ingressou no FC Schifflange 95. No modesto clube luxemburguês o jovem bósnio foi dando boas indicações até que, com naturalidade, começaram a chegar propostas do estrangeiro. Entre os interessados havia nomes sonantes como o Inter de Milão, porém o jovem acabou por rumar aos franceses do FC Metz, com os quais assinou um contrato jovem de cinco anos.



Nome: Miralem Pjanić
Nascimento: 02/04/1990 (19 anos)
Naturalidade: Zvornik - Bósnia-Herzegovina
Altura: 180 cm
Peso: 68 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Olympique Lyonnais - França
Nº Camisola: 8


Chegado aos Graoullys com apenas 14 anos de idade, Miralem Pjanić acabou por ser promovido à equipa principal na época 2007/2008, depois de brilhar durante três anos nos escalões de formação. A sua primeira aparição no principal campeonato gaulês deu-se a 18 de Agosto de 2007, numa partida frente ao PSG, na qual foi lançado pelo técnico Francis De Taddeo a cerca de 20 minutos do final da partida. Apesar da equipa estar a atravessar um mau momento, Pjanić ia realizando boas exibições, até que a 30 de Novembro do mesmo ano acertou um contrato profissional de três anos com o clube. No final da temporada o bósnio foi nomeado para jogador jovem do ano (prémio ganho por Ben Arfa), depois de ter realizado 32 jogos e ter apontado quatro golos. Com a despromoção à segunda divisão, o clube sentiu necessidade de vender o jogador, e uma proposta de 8 milhões de euros (acrescentada de incentivos futuros) efectuada pelos hegemónicos do Olympique de Lyon acabou por ser suficiente para resgatar a jovem revelação para o Estádio Gerland.

Na primeira época à disposição de Claude Puel o jovem teve alguns percalços, nomeadamente uma lesão na fíbula que o afastou dos relvados durante mais de dois meses, contudo acabou por contabilizar perto de 700 minutos no campeonato e realizou o sonho de se estrear na Liga dos Campeões. Esta temporada ficou também marcada pela grande decisão da sua carreira, ao optar por defender as cores da selecção A da Bósnia-Herzegovina (apesar de já ter alinhado pelos sub-17 do Luxemburgo), preterindo as selecções francesa e luxemburguesa. A sua primeira internacionalização foi a 20 de Agosto de 2008, frente à Bulgária, e daí em diante tem sido chamado com regularidade, contribuindo para a excelente campanha da sua selecção no apuramento para o Mundial 2010.

Já na presente temporada, Pjanić tem participado em praticamente todos os jogos do Lyon e leva já três golos na sua conta pessoal. O último marcado à Fiorentina foi bastante importante, garantindo assim uns preciosos três pontos para a equipa dos ex-FC Porto Lisandro López e Cissokho, que lidera assim o grupo E a par do gigante Liverpool.

Vídeo:

Constatando-se que não é nada fácil arranjar um espaço numa equipa como o Lyon, já é um grande feito para um atleta com a sua idade actuar com regularidade nesta equipa e muitas das vezes como titular. Na presente temporada Miralem Pjanić contabiliza já cinco jogos no onze inicial, um número que poderá muito provavelmente multiplicar-se dentro em breve, caso mantenha a sua forma actual.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário