domingo, 6 de setembro de 2009

Marko Marin (Werder Bremen)

Bookmark and Share

Robben, Tymoschuk, Mário Gomez. Estas são algumas das estrelas que tornaram o Bayern de Munique um dos principais agitadores do mercado de transferências e o principal candidato ao título alemão. Ainda assim, neste início de época, tem vindo a destacar-se um jovem, adquirido recentemente pelo rival Werder Bremen, o qual se tornou um dos indiscutíveis do técnico Thomas Schaaf e uma das apostas do seu clube no ataque à conquista da Bundesliga.

Marko Marin nasceu na Bósnia mas acabaria por se mudar para a Alemanha muito cedo devido à guerra existente na antiga Jugoslávia. Já em território germânico, viria a iniciar a prática futebolística no modesto SG 01 Hoechst com apenas sete anos de idade, mudando-se, no entanto, passado pouco tempo para o Eintracht Frankfurt, com o objectivo de desenvolver todas as suas capacidades numa formação com outro nível de condições e infra-estruturas.

A sua formação seria, contudo, concluída ao serviço do Borussia Mönchengladbach, para onde se transferiu aos 17 anos. Após um ano de sucesso na academia, foi-lhe proposto a assinatura de um contrato profissional com a duração de três anos, ao qual o jovem "respondeu" afirmativamente. Integrado no plantel principal do Gladbach, Marin viria a ganhar um lugar de destaque na equipa, contribuindo com os seus golos e assistências para a subida do seu clube à Bundesliga. Apesar de actuar numa formação do segundo escalão, o talento deste jogador não passaria despercebido ao seleccionador Joachim Löw, que decidiu chamá-lo para representar a Maanschaft, uma situação algo invulgar dado o poderio da formação alemã.



Nome: Danke Marko Marin
Nascimento: 13/03/1989 (20 anos)
Naturalidade: Gradiska - Bósnia-Herzegovina
Altura: 170 cm
Peso: 63 kg
Posição: Médio Ala Direito/Esquerdo
Clube: Werder Bremen
Nº Camisola: 10


Com uma velocidade e uma capacidade técnica notável, Marin estreou-se pela sua selecção em Maio de 2008 num confronto frente à Bielorrússia. O técnico ficaria bastante agradado com as prestações do jovem, decidindo incluir o seu nome no lote de 27 pré-convocados para o Euro 2008, premiando assim a boa época realizado no seu clube. Contudo, não faria parte dos 23 seleccionados para a competição, continuando, ainda assim, a merecer a confiança do seleccionador, estreando-se a marcar em Agosto do mesmo ano num amigável frente à Bélgica.

Já na época transacta, o jovem foi uma das grandes revelações do campeonato alemão, ajudando a sua equipa a salvar-se da despromoção, conseguida apenas no último jogo e com bastante sofrimento. Com 4 golos apontados e mostrando sempre ser um atleta com um drible curto e uma aptidão considerável para jogar em ambas as alas, apesar da preferência pela faixa esquerda, onde consegue fazer diagonais venenosas dado o seu fantástico pé direito, o jovem destacou-se ainda pelo número de assistências efectuadas.

No término da temporada, este jovem de origem bósnia haveria de ser convocado para representar a selecção de sub-21 alemã no Europeu da categoria. Titular nas primeiras partidas, Marin seria preterido das escolhas inicias do seleccionador, sendo apenas utilizado como suplente, contribuindo, ainda assim, para o título europeu alcançado pela Alemanha. O ponto mais alto da sua carreira viria a surgir com a confirmação da sua mudança para o Werder Bremen a troco de 8 milhões de euros, assinando um contrato até 2013. Num plantel bastante competitivo e com objectivos bem distintos, relativamente ao seu anterior clube, o jovem herdou a camisola número 10 do ex-portista Diego, transferido para a Juventus, ficando assim com um legado pesado. Ainda assim, não se intimidou e conseguiu, desde logo, impor-se na formação inicial, formando uma frente de ataque interessante juntamente com Mesut Özil e Cláudio Pizarro.

Thomas Schaaf espera que este trio possa assim combater o favoritismo do Bayern e que os seus golos possam permitir ao Bremen fazer uma grande época e que o ceptro de campeão alemão seja alcançado pela formação de Hugo Almeida.

Vídeo:

Toda a qualidade do jovem evidenciada neste vídeo poderá ser comprovada nos jogos da Liga Europa que o W. Bremen realizará frente ao Nacional da Madeira. Para bem dos adeptos portugueses, e sobretudo os nacionalistas, esperemos que Marin não esteja em dias de grande inspiração.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário