quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ayub Daud (Juventus FC / FC Crotone)

Bookmark and Share
  • Contratado pelo FC Chiasso
  • Contratado pelo Gubbio 1910
  • Emprestado ao Cosenza Calcio SPA
  • Emprestado ao AC Lumezzane

Como é do conhecimento geral, a Somália é um país com muito pouco prestígio no futebol. Como tal, decidi falar-vos de um jovem natural da capital deste pequeno país, que - e enganem-se todos aqueles que pensam não existirem jogadores somalis talentosos - tem feito uma excelente campanha em Itália ao serviço da Juventus. Trata-se de Ayub Daud, uma grande promessa formada nas camadas jovens da Juve, e que se distingui de sobremaneira na última edição de um dos torneios mais conceituados a nível mundial, o Torneio Viareggio.


Descendente de um país com carência de jogadores profissionais, Ayub Daud mudou-se com a sua família para Itália, mais precisamente para Cuneo (província que faz fronteira com Turim), com apenas 5 anos de idade. Volvidos 4 anos após a sua migração, Daud ingressou no AC Cuneo 1905 e um ano depois juntou-se aos escalões jovens da Juventus. Ao longo dos anos foi deixando boas indicações nos jogos em que participou e aos 17 anos acabou por ser integrado na equipa de reservas dos Bianconeri.



Nome: Ayuub Dacuud
Nascimento: 24/02/1990 (19 anos)
Naturalidade: Mogadishu - Somália
Altura: 172 cm
Peso: 62 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Juventus FC (Emprestado ao FC Crotone) - Itália
Nº Camisola: 21


Em Fevereiro de 2009, Daud fez parte da comitiva da Juventus que participou no tão prestigiado Torneio Viareggio, que anualmente reúne equipas jovens de grandes clubes mundiais. Neste torneio, a Juve sagrou-se campeã e o jovem tornou-se no capocannoniere (melhor marcador) com oito golos, igualando o recorde de Giacomo Banchelli, que em 1992 triunfou ao serviço da Fiorentina. Aos seus oito tentos há que juntar mais duas assistências e uma série de promenores deliciosos.

As suas exibições fizeram despertar o interesse de vários clubes ingleses e espanhóis, onde se incluía o Tottenham, porém, Daud decidiu permanecer em Turim. A sua estreia oficial com a Vecchia Signora deu-se pouco tempo depois do término do torneio, ao entrar para o lugar de Sebastian Giovinco (outra grande revelação do Viareggio) nos instantes finais da partida frente ao Bolonha.

No início da nova temporada o talentoso esquerdino foi cedido ao FC Crotone, equipa que milita na Série B, e desde então tem sido aposta regular do técnico Franco Lerda. Daud tem feito parte dos sub-21 da Somália, no entanto tem ainda a possibilidade de optar por envergar as cores da selecção italiana. A nós, cabe-nos apenas aguardar para ver se a sua opção recairá por um país onde, eventualmente, se poderá tornar na grande estrela ou se, pelo contrário, decidirá representar uma selecção com outras aspirações e com outros objectivos que lhe permita ter mais visibilidade.

Vídeo:

De Ceglie, Marchisio e Giovinco são grandes exemplos de jogadores formados na cantera da Juve que se revelaram no Torneio Viareggio e que, posteriormente, integraram o plantel principal. Para que o mesmo aconteça a Daud, este terá que trabalhar arduamente e realizar uma grande campanha ao serviço do Crotone e, quiçá, essa integração seja mais rápida do que se pensa.

Pedro Nogueira

1 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia este jogador mas parece ter um futuro promissor..
Muito bom este post e o blog também!! Continuem..

4 de setembro de 2009 às 19:49

Enviar um comentário