sábado, 22 de agosto de 2009

Zdravko Kuzmanović (AC Fiorentina)

Bookmark and Share

Depois de os meus colegas terem apresentado duas jovens promessas com origem no continente africano, regresso à Europa, o continente de onde saiem grande parte dos jogadores de nível mundial, ou então, o local onde jovens promessas oriundas de outros continentes são devidamente limadas, tornando-se posteriormente grandes futebolistas.

Zdravko Kuzmanović, oriundo de uma família Sérvia, é mais um produto da mais que reconhecida escola de Leste, que teve o seu apogeu ainda durante a extinta URSS. Ao viver toda a sua infância em território suíço, Kuzmanović acabou por optar por essa nacionalidade. Oriundo de uma família com tradição no futebol, o jovem jogador seguiu as pisadas do seu pai que foi um reconhecido jogador em território alemão e que terminou a carreira na Suíça, ao serviço do FC Thun.

A jovem estrela da Fiorentina começou a sua carreira no Young Boys, clube com grande passado nos campeonatos suíços. Em 2005/2006, Kuzmanović tranferiu-se para o FC Basel, um dos maiores rivais do clube onde deu as primeiras pisadas como futebolista. As suas exibições cedo captaram a atenção dos olheiros de equipas mais reputadas, e foi a Firentina que na temporada de 2006/2007 decidiu abrir os cordões à bolsa e arriscar na contratação do servo-suíço.



Nome: Zdravko Kuzmanović
Nascimento: 22/09/1987 (21 anos)
Naturalidade: Berna - Suíça
Altura: 186 cm
Peso: 71 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: AC Fiorentina - Itália
Nº Camisola: 22


No seu primeiro ano como jogador da formação de Florença, Kuzmanović não teve oportunidade de se estrear no Calcio. Foi de novo emprestado ao FC Basel, o que demonstra o reconhecimento e a consideração que os suíços tinham por ele. Na temporada seguinte, o jovem jogador foi finalmente integrado no plantel principal, e fez o seu primeiro jogo na Série A no dia 4 de Março de 2007, em jogo frente ao Torino.

Na hora de decidir por que selecção jogar, Kuzmanović surpreendeu e optou pela Sérvia. Apesar de a sua primeira nacionalidade ser suíça, a jovem estrela foi peremptória: "Eu sinto-me sérvio e quero dar tudo pelo meu país. É algo que o meu coração me diz e tenho que ouvir". O seu jogo de estreia pela selecção desmembrada da ex-Sérvia e Montenegro não foi o mais feliz, perdendo na deslocação à Bélgica por 3-2, no entanto o seu lugar no 11 é seguro e tem-se tornado cada vez mais uma referência do seu país.

Embora ainda não tenha agarrado a titularidade no seu actual clube, Kuzmanović vai-se impondo lentamente, assumindo-se como uma alternativa válida dentro do plantel. A sua qualidade de passe é algo que não passa despercebido e espera-se que esta época possa ajudar Montolivo e Zanetti no meio-campo da Fiorentina.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário