quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Moussa Sissoko (Toulouse FC)

Bookmark and Share

Como uma equipa não é apenas composta por jogadores capazes de desequilibrar em termos técnicos, de quem os adeptos tanto gostam aliás, decidi neste post falar-vos de um jovem que realiza o chamado "jogo sujo", que não destacando pelas suas fintas ou pelos seus golos espectaculares, não deixa, ainda assim, de ser imprescindível para o seu técnico.

Com um percurso iniciado em duas equipas modestas do futebol francês, nomeadamente Red-Star Saint-Ouen e US Alnay, Moussa Sissoko acabaria por se mudar aos 13 anos para o Toulouse, sendo regularmente chamado às selecções jovens francesas. Destaque dos escalões de formação da sua equipa, foi com naturalidade que assinou o seu primeiro contrato profissional em 2007, sendo integrado desde logo no plantel principal. O jovem de descendência maliana "agarraria" a titularidade ao longo dessa época, evidenciando ser um verdadeiro box-to-box, um jogador que corre bastante durante o jogo e que defende e ataca com a mesma mestria.

Com uma garra e entrega inesgotável, Moussa é um dos indiscutíveis do técnico Alain Casanova, tendo sido preponderante para a excelente época realizada pelo Toulouse na última temporada, acabando a Ligue 1 em quarto lugar. Os elogios ao jovem iam-se sucedendo, acabando por ser nomeado para o prémio de melhor jogador jovem do principal escalão francês, fruto das suas actuações.



Nome: Moussa Sissoko
Nascimento: 16/08/1989 (20 anos)
Naturalidade: Le Blanc Mesnil - França
Altura: 187 cm
Peso: 83 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: Toulouse FC - França
Nº Camisola: 22


Já no final da época, Sissoko mostraria todo o seu valor no Torneio de Toulon, onde acabou por ser um dos destaques da selecção francesa, que acabaria, no entanto, por ser derrotada na final frente ao Chile, evidenciando ser um jogador bastante combativo e com uma força impressionante.

Atendendo à boa temporada realizada, o valor de mercado deste jovem subiu de forma considerável, existindo bastantes formações interessadas no seu concurso. Irmão de Sissoko, actual atleta da Juventus, Moussa foi mesmo um dos nomes mais falados neste defeso, sobretudo pela imprensa inglesa, dado que o Tottenham pretende adquiri-lo para compensar a vaga deixada pela saída de Zokora para o Sevilha, tendo mesmo apresentado uma proposta, que foi prontamente rejeitada pelo Toulouse. Para além dos Spurs, tem sido aventado que outros clubes como o Liverpool, Juventus e Everton tem seguido o médio, levando o clube do português Paulo Machado a renovar o vínculo com o atleta francês até 2013.

Visto como o sucessor de Mahamadou Diarra, este possante jogador iniciou a actual época da melhor forma, tendo já marcado um golo frente ao St. Etienne. As suas performances no Toulouse não passaram despercebidas ao seleccionador francês Raymond Domenech que decidiu chamar o jovem para o encontro de qualificação para o Mundial frente às Ilhas Faroé. Apesar de não ter sido utilizado, certamente que este momento poderá galvanizar o jogador para uma grande época, de forma a poder assim transferir-se para um grande clube europeu.

Filipe Jesus

1 comentários:

Anónimo disse...

Este rapaz está, indiscutivelmente, num excelente momento de forma. Esta época conta já com 6 golos no campeonato e o seu nome está nas cogitações de meia Europa.
É um jogador a acompanhar e acredito que não tardará a dar um grande salto na carreira.

23 de novembro de 2009 às 23:37

Enviar um comentário