sábado, 29 de agosto de 2009

Fredy (CF Os Belenenses)

Bookmark and Share

Após a realização das duas jornadas inaugurais da Liga Sagres, entendi que deveria dedicar este post a um jovem que se tem revelado uma das boas surpresas da competição e que promete criar enormes calafrios às defensivas contrárias. Falo-vos de Fredy, a nova coqueluche dos adeptos belenenses dadas as excelentes indicações mostradas nas partidas frente ao Leixões e à Naval, onde evidenciou todas as suas qualidades, saindo, desta forma, do anonimato e do desconhecimento dos adeptos do futebol português.

Nascido em Angola, Alfredo Ribeiro, seu nome próprio, cedo veio para o nosso país, iniciando a sua formação futebolística nos Pescadores da Caparica, onde actuava como guarda-redes. No entanto, com a mudança da sua família para a zona de Seixal e incentivado pelos seus pais, ingressou nos infantis dos azuis, acabando por se adiantar no terreno, passando a jogar na frente de ataque. E haveria de ser nesta posição que o jovem se destacaria, revelando ser um avançado bastante eficaz ao nível da finalização, acabando por ser chamado para actuar pelas selecções jovens portuguesas.

Após uma grande época nos juniores sob o comando técnico do ex-sportinguista Rui Jorge e de ter evoluído na Liga Intercalar, Fredy veria o seu valor reconhecido por Jaime Pacheco que decidiu utilizar o atacante no encontro frente à Académica decisivo para a luta pela manutenção. Até ao final da temporada e já com Rui Jorge ao leme da equipa sénior, este talentoso jogador participaria em mais três partidas como suplente utilizado, mostrando desde logo ser um jogador bastante rápido, móvel e com uma boa capacidade de drible.



Nome: Alfredo Kulembe Ribeiro
Nascimento: 27/03/1990 (19 anos)
Naturalidade: Luanda - Angola
Altura: 169 cm
Peso: 67 kg
Posição: Médio Ala/Avançado
Clube: CF Os Belenenses
Nº Camisola: 22


Contudo, não conseguiria evitar a descida do seu clube pela via desportiva para a Liga Vitalis, sendo que, no entanto e devido ao incumprimento salarial do Estrela da Amadora, o Belenenses acabaria por se manter no principal escalão. Apesar da mudança no comando técnico e do facto do seu clube se manter na primeira divisão, o jovem acabou por ser incluído no plantel principal juntamente com outros atletas da cantera como André Pires, Pelé e André Almeida.

Numa fase inicial, poucos apostariam que este versátil jogador se integrasse nas primeiras escolhas do mister João Carlos Pereira dada a sua juventude e inexperiência. Ainda assim, afirmar-se-ia neste início de época, surpreendendo os adeptos pela positiva, actuando na frente de ataque juntamente com o camaronês Yontcha. Estes jogadores têm mesmo formado uma dupla bastante interessante, sendo este jovem um autêntico "vagabundo" no ataque, contrapondo com a menor mobilidade posicional do seu colega. O bom entendimento entre ambos ficaria bem evidente na última partida frente à Naval, onde o luso-angolano assistiria com "conta, peso e medida" para o golo de Yontcha para gáudio dos adeptos dos azuis do Restelo.

As boas exibições e os credenciais mostrados neste início de temporada poderão assim catapultar Fredy para uma boa época ao serviço da equipa da Cruz de Cristo, de forma a que o seu nome conste no término da Liga na lista das principais revelações da competição e para que possa, eventualmente, num futuro próximo ser incluído nas convocatórias do técnico Oceano para a selecção sub-21.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário