domingo, 26 de julho de 2009

Ukra (FC Porto / SC Olhanense)

Bookmark and Share

Ukra foi o eleito pelos nossos votantes como o melhor avançado jovem da Liga Vitalis, temporada 2008/2009 (confira aqui). Com 23 votos, quase o quádruplo dos votos que obteve o segundo classificado (Sami - 6 votos), a jovem promessa devastou por completo toda a concorrência. De salientar também que, entre os quatro jogadores eleitos, três deles pertencem ao FC Porto e todos eles cresceram como jogadores no Norte de Portugal. Facto que vem contrariar a (falsa) ideia de que o bom futebol e a boa formação se pratica apenas nas terras mais a Sul...

Natural de Vila Nova de Famalicão, André Monteiro (Ukra) começou o seu percurso como jogador em 1998, no escalão de júniores C do histórico SC Farense. Na temporada seguinte regressou à sua cidade e ingressou no clube local. Até 2001, Ukra manteve-se no Famalicão, onde deu importantes passos na sua formação como jogador. Nessa época, o FC Porto decidiu agarrar o jovem atleta, inserindo-o nos júniores B, sub - 17. Até 2007/2008, altura em que foi emprestado ao Varzim, Ukra passou por todos os escalões de formação do FCP, exceptuando a temporada de 2003/2004, ano em que foi cedido ao satélite Padroense.



Nome: André Filipe Alves Monteiro
Nascimento: 16/03/1988 (21 anos)
Naturalidade: Vila Nova de Famalicão
Altura: 175 cm
Peso: 68 kg
Posição: Avançado
Clube: FC Porto (Emprestado à SC Olhanense)
Nº Camisola: 17


Na sua primeira época como jogador profissional, o jovem minhoto realizou uma temporada bastante regular, participando em 21 jogos referentes à Liga e dois da Carlsberg Cup. Fazendo dupla com Yazalde, Ukra revelou-se bastante importante ao longo da temporada, apesar de apenas ter apontado dois tentos. Os primeiros passos no futebol "a sério" haviam sido dados com segurança e um bom futuro escancarava-lhe as portas.

Assim, na temporada seguinte, Ukra foi novamente cedido pelos Dragões, mas desta feita à Olhanense, clube orientado por Jorge Costa e com objectivos bem claros: a subida à Liga Sagres. Ao ser opção em todos os jogos realizados pela equipa de Olhão, o jovem jogador foi uma aposta ganha do antigo central do FCP. A cumplicidade entre Djalmir e Ukra contribuiu para um ataque que deu muitas dores de cabeça às defesas adversárias (os dois jogadores juntos marcaram 26 golos).

Sendo presença assídua nos sub-21, Ukra assume-se cada vez mais como uma certeza para a posição de avançado, lugar onde as opções não abundam na selecção principal. Com a subida da Olhanense à Liga Sagres e com a renovação do empréstimo pelos Dragões, o jovem jogador terá à sua frente um novo desafio: provar o seu valor numa Liga mais exigente, mais competitiva, mas também, mais vistosa e recompensadora...

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário