sábado, 4 de julho de 2009

Tomáš Necid (CSKA Moscovo)

Bookmark and Share

O ditado popular “uns partem, outros vêm” assenta perfeitamente na actual remodelação a que se assiste no futebol da República Checa. Enquanto que, por um lado, jogadores carismáticos como Pavel Nedvěd, Jan Koller ou Tomáš Galásek se encontram no término da sua carreira, vai-se assistindo à ascensão de outros bons valores em território checo. Um dos exemplos mais vincados desta nova vaga de talentos é Tomáš Necid, um jovem de 19 anos que tem brilhado nos últimos tempos.


Tomáš Necid iniciou a sua carreira numa das principais formações do seu país, nomeadamente o Slavia de Praga, onde já haviam despontado nomes como Patrik Berger ou Vladimir Smicer. Como qualquer jovem ambicioso e ciente das suas qualidades, tinha o sonho de se tornar jogador profissional e, consequentemente, chegar a um dos principais clubes mundiais. Ao longo do seu percurso de formação, foi-se notabilizando quer ao serviço do seu clube, bem como quando envergava a camisola da selecção pelas camadas mais jovens, tornando-se o melhor marcador do Campeonato Europeu de Sub-17 em 2006 e de sub-19 em 2008, evidenciando, desde logo, o seu valor. E, tal como diz o velho adágio, “ o sonho comanda a vida”, Necid acabaria por se estrear pela equipa principal do Slavia com apenas 17 anos, depois de se ter destacado nas camadas jovens do clube checo. A sua qualidade já havia sido reconhecida e a sua incorporação no plantel deu-se na época 2007/2008, onde teve a possibilidade de se mostrar na grande “montra” do futebol europeu, ajudando o seu clube a atingir o 3ºlugar do Grupo H da Liga dos Campeões, apenas atrás dos poderosos Sevilha e Arsenal, qualificando-se, desta forma, para a Taça UEFA.



Nome: Tomáš Necid
Nascimento: 13/08/1989 (19 anos)
Naturalidade: Praga - Rep. Checa
Altura: 190 cm
Peso: 81 kg
Posição: Avançado
Clube: CSKA Moscovo - Rússia
Nº Camisola: 89


No entanto, o jovem ia apenas aparecendo a “espaços”, sendo-lhe concedidos escassos minutos de utilização. Tendo em conta a sua valia, a equipa técnica decidiu que Necid deveria rodar numa equipa onde pudesse ter mais oportunidades de mostrar o seu valor, acabando por ser emprestado ao Jablonec, um clube modesto que competia na 1ª Divisão da República Checa. O jovem mostraria o seu enorme potencial nos seis meses de empréstimo, participando em 13 partidas e marcado cinco golos, colaborando assim de forma decisiva para a manutenção do clube na principal divisão do futebol checo. Esta cedência acabaria, assim, por ser bastante proveitosa para Tomáš, dado que Karel Jarolim, técnico do Slavia Praga, exigiu a incorporação do avançado no plantel, perspectivando que seria o ano da sua explosão para a alta-roda do futebol. Tomáš Necid não deixaria o seu treinador defraudado, facturando logo no primeiro jogo após o seu regresso frente ao Slovan Liberec. Dotado de uma considerável estatura física e de uma boa velocidade, o jovem tornou-se a principal revelação do campeonato checo, colaborando com 11 golos para que o Slavia de Praga atingisse a liderança do campeonato.

Face às actuações do jovem pelo Slavia, foi com naturalidade que, com a reabertura do mercado em Janeiro, se especulasse uma possível transferência para outro campeonato. E tal acabaria por acontecer. O CSKA de Moscovo avançaria para a contratação do prodígio checo, num negócio efectuado entre três e quatro milhões de euros e que já parecia bem encaminhado desde Agosto, levando o director desportivo do clube checo a admitir que a proposta era irrecusável e apenas equiparável à realizada pelo Manchester United em 1996 pelo concurso do nosso bem conhecido e brilhante Karel Poborský. Necid juntou-se, de imediato, ao seu novo grupo de trabalho de forma a poder integrar-se da melhor maneira possível. O primeiro compromisso oficial do CSKA seria a Supertaça frente ao Rubin Kazan, numa partida onde Necid acabaria por iniciar no banco de suplentes. No entanto e numa altura em que o jogo se encontrava empatado, Zico, técnico do CSKA, concedeu a estreia do jovem checo. Este tornar-se-ia o homem do jogo, obtendo o golo da vitória no prolongamento, conquistando assim o primeiro troféu ao serviço do seu novo clube. Com a temporada russa ainda em curso, é expectável que o avançado se evidencie no CSKA, podendo mesmo fazer uma dupla atacante apreciável com Vágner Love.

Simultaneamente ao sucesso conquistado, quer ao serviço do Slavia de Praga, onde acabaria por se tornar campeão, quer do CSKA, o jovem, depois de se ter notabilizado ao serviço das selecções mais jovens do seu país, acabaria por ser convocado para representar a selecção principal da República Checa. No encontro que assinalaria a sua primeira internacionalização, Necid marcou um golo frente a São Marino, estreando-se, assim, da melhor forma na selecção A. O jovem contabiliza, neste momento, quatro internacionalizações pelo seu país, tendo já facturado por duas vezes.

Forte no jogo aéreo e com uma facilidade de remate com ambos os pés, apesar da primazia no pé direito, são atributos que têm agrado de sobremaneira a Arsène Wenger, um técnico que privilegia o surgimento de jovens promissores na sua equipa, tendo vindo a acompanhar de perto a evolução deste prodígio, tal como Bayern de Munique e Real Madrid que parece também não terem descurado seguir as pisadas deste talentoso jogador.

Vídeo:

É facilmente reconhecido o talento de Necid, que, certamente, se transferirá para um grande clube europeu a médio prazo e se tornará num dos principais jogadores e símbolos do futebol do seu país.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário